Prefeitura de Pinhais premia contos vencedores do 2º Concurso Literário

COM ASSESSORIAS – Foi realizada na noite desta quarta-feira (25), a premiação do Concurso Literário de Pinhais, no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann. A 2ª edição do evento, que neste ano teve temática especial sobre os 30 anos do município, coroou o trabalho de três autores, que enviaram seus contos. O concurso é realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, por meio do Departamento de Cultura e da Biblioteca Municipal de Pinhais. O objetivo é incentivar a produção escrita e a criatividade, a partir da elaboração de textos de diferentes gêneros literários, como contos, crônicas e poesias. A cerimônia teve a participação da prefeita Rosa Maria e do secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sitima.
O primeiro lugar foi “O dia da alegria” de Silmara Bastos, seguido de “Vivendo uma linda história” de Alci Antunes, em segundo. O texto “Três gerações” de Brahian dos Santos foi o terceiro colocado. O conto “Anahí” de Maridalva de Oliveira Donato recebeu Menção Honrosa. Os vencedores ganharam um kit de livros, incluindo “Pinhais 30 anos: uma história ilustrada”, lançado neste ano. A faculdade UniCesumar, presente no evento, ofereceu ao 1º lugar uma bolsa de estudos de graduação EaD.
Cerca de 100 pessoas assistiram à premiação. A prefeita Rosa Maria parabenizou os autores e toda a equipe da Semel pela organização do Concurso. “Escrever é um desafio, quem gosta, precisa se debruçar, aprender as técnicas e ler muito. Dizem que quem escreve é por inspiração, não, é 100% transpiração, tem que suar. É preciso atender bem as pessoas, em todas as áreas, e a cultura é um elemento muito importante da reafirmação de que Pinhais é a cidade que tem este Concurso, que tem mostras, que tem uma cultura latente, e nós queremos que ela se fortaleça cada dia mais”, finalizou.
Também foi destaque no evento a participação do CTG Posteiro dos Mananciais, que realizou a declamação de uma poesia. A participação ocorreu como contrapartida da Lei Aldir Blanc. Os alunos da Oficina de Teatro do Centro Cultural, orientados pelo professor Eduardo Walger, fizeram uma performance na entrada do auditório, declamando poesias sobre Pinhais, extraídas do livro “Pinhais em Poesia” de Valdir Araujo, autor também do Hino de Pinhais.
Os textos vencedores do Concurso serão publicados na página do Facebook da Semel.
As imagens do evento estão disponíveis no Facebook da Prefeitura de Pinhais.