Grande Curitiba

5ª Audiência Pública finaliza a revisão do Plano Diretor de Pinhais

Realizado pela Secretaria de Urbanismo, evento também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura
2 de agosto de 2022 às 15:16
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Foi realizada na noite da última quinta-feira, 28 de julho, no auditório do Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), a 5ª Audiência Pública para Revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) de Pinhais.

O evento organizado pela Secretaria de Urbanismo (Semur) também foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura e fez parte da etapa final para a construção do Plano Diretor revisado, antes do seu encaminhamento para a Câmara Municipal. O material apresentado na audiência é o resultado do processo participativo iniciado em 2020, consolidando as propostas para o futuro da cidade em um conjunto de leis e um plano de ação e investimento para os próximos dez anos. O processo teve os trabalhos da Comissão Técnica Municipal, consultores da Empresa Tese Tecnologia Arquitetura e Culta, contratada para a revisão do Plano, além de consultar a comunidade que teve a oportunidade de dar sugestões por meio da internet e participando das oficinas.

O PDDU é uma lei municipal que deve ser elaborada com a participação de toda a sociedade. Ele organiza o crescimento e o funcionamento do município, definido pelo projeto de cidade que queremos. O Plano vale para todo o município, ou seja, para as áreas urbanas e também para as rurais.

A audiência recebeu a presença dos secretários municipais Emerson Santana Bento (Urbanismo), Ricardo Pinheiro (Governo), Rosangela Batista da Silva Duarte (Assistência Social), Adriane da Silva Jorge Carvalho (Saúde), Andrea Franceschini (Educação), Rosana Boeira Ilheu (Meio Ambiente), Anderson Mendes de Araújo (Segurança e Trânsito), José Martins (Desenvolvimento Econômico), os vereadores Marcinho (presidente da Câmara Municipal) e Fabricio Sousa e membros da comunidade.

As apresentações foram realizadas pela coordenadora Técnica da Empresa Tese, Renata Satiko Akiyama, a diretora do Departamento de Planejamento Urbano, Yoná Lemos Ruthes, e o coordenador adjunto da Comissão Técnica Municipal de acompanhamento da Revisão do Plano Diretor, Leonardo Batistella Favretto. O evento abriu espaço para o público presente e aqueles que acompanhavam a transmissão pela internet fazerem perguntas e questionamentos que foram respondidos.

Além de frisar o papel relevante do PDDU para a cidade, o secretário de Urbanismo, Emerson Santana Bento, enfatizou o valor da participação de todos no processo. “Este é um momento importante porque é nossa última audiência. Neste período de construção do Plano Diretor houve uma contribuição grande da população. Como o plano é macro, temos que construir ações estratégicas para o futuro da nossa cidade. O foco é que todos que habitam e tem empreendimentos na cidade possam ter qualidade de vida, entre outros aspectos que são necessários, trabalhando as propostas no aspecto ambiental, socioeconômico, etc. O Plano Diretor tem o objetivo de ser integrado com todas as diretrizes e sustentável. Tivemos a contribuição de profissionais da área de urbanismo, de munícipes, associações, e da equipe técnica da Secretaria de Urbanismo, tudo feito com comprometimento para colocarmos estas propostas de forma a atender as necessidades que a população nos trouxe”, finalizou o secretário.

Todas as informações sobre o processo de revisão do Plano Diretor do município estão disponíveis no site: www.planodiretorpinhais.com.br.