Projeto Tartaruga Pet Socorro reforça a importância do descarte correto dos materiais recicláveis
COM ASSESSORIAS – Há pouco mais de dois meses foi lançado no Parque das Águas de Pinhais, o Projeto Ecopet. A escultura de uma tartaruga marinha foi idealizada pelo artista plástico Luis Gagliastri e o projeto foi criado pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico (Semde) e Meio Ambiente (Semma) para conscientizar a população sobre a importância do descarte correto de materiais recicláveis.
O público pode visitar a exposição que está no Parque das Águas diariamente, depositando sua garrafa pet dentro do casco da tartaruga. Além da obra de arte, no local há painéis com informações sobre o tema que destacam que atualmente mais de 80 milhões de toneladas de microplástico ameaçam a vida marinha e como o descarte incorreto dos materiais pode levar o lixo até o mar, por isso, a atitude de descartar corretamente pode mudar esta realidade.
O projeto também promove atividades de educação ambiental com os alunos da rede municipal de ensino. As atividades são realizadas pelo Departamento de Planejamento, Conservação e Educação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, pelos servidores Liliane Azeredo Dias, Micheli Miranda da Silva e Josué Valério. A equipe atendeu 1.645 alunos, de oito a 10 anos, de 22 escolas municipais com a promoção de atividades educativas e o jogo da Trilha Ecológica.
E se a iniciativa atua na conscientização, ela também tem seu cunho social. Toda a arrecadação do material é coletada pelos associados da Arepi (Associação de Recicladores de Pinhais), que seleciona o material, prensa e vende, gerando renda para a instituição. Desde o início do projeto, já foram realizadas duas coletas, totalizando 360 kg de plástico.
A proposta do projeto de trabalhar a arte e propor uma reflexão sobre o tema foi destacada pela prefeita Rosa Maria. “Nós acreditamos que a conscientização passa pelo conhecimento e pela informação científica. Mas quando queremos atingir de verdade e profundamente nossas crianças e a comunidade, nós trabalhamos com a arte. Entender que fazemos parte de um grande ecossistema e que estes seres marinhos precisam tanto do nosso cuidado e respeito”, disse a prefeita.
Serviço
A Exposição Tartaruga Pet Socorro – Projeto Ecopet fica dentro do Parque das Águas e pode ser visitada diariamente pelo público, no horário das 6h às 21h. A entrada é gratuita e os visitantes podem contribuir com o projeto depositando sua garrafa pet no casco da tartaruga. O Parque das Águas fica na Rodovia João Leopoldo Jacomel, esquina com a Estrada Ecológica.