Grande Curitiba

Pinhais investe R$ 4 milhões no projeto de segurança pública Muralha Digital

Em fase final de estruturação, projeto da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito irá operar com quase 500 câmeras em nova central de monitoramento
19 de setembro de 2022 às 15:48
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Segurança e Trânsito, amplia o poderio tecnológico do Projeto Muralha Digital no município. São R$ 4 milhões de investimento ao ano para executar toda a infraestrutura e operacionalização do projeto, uma das pautas do atual plano de governo. Uma integração ao programa Pinhais Mais Segura, lançado no início deste ano, com novos armamentos, viaturas e equipamentos para o efetivo da Guarda Municipal, incluindo câmeras corporais e veiculares.

O investimento compreende a instalação de 10 totens de segurança em vias públicas. Por meio deles, o cidadão pode conversar diretamente com a Central, para solicitar viatura ou informar ocorrências. O dispositivo tem câmeras acopladas, com visibilidade em 360°, de gravação permanente, podendo ser manuseado remotamente pelo operador da GM. Em tempo real, será possível visualizar todo o eixo que se encontra cada totem.

A rede de monitoramento chega agora a quase 500 câmeras integradas ao sistema de inteligência da Guarda Municipal. São dezenas de faixas de câmeras leitoras de placa ligadas a um software que registra veículos em todas as entradas e saídas da cidade, além de outros pontos estratégicos. Com faixas em teste, foram recuperados 25 veículos com alerta de furto ou roubo no primeiro semestre de 2022. A nova central, em fase final de construção, receberá telas de alta tecnologia para o acompanhamento em tempo real. Oito novos profissionais foram contratados para auxiliar nesta tarefa.

Outro reforço importante foi a ampliação do número de câmeras ‘speed-dome’, modelos de alta performance com grande poder de processamento de imagens, para locais que necessitem de grande clareza e riqueza de detalhes.

O superintendente da GM, Dorival Selbach Jr., explica a funcionalidade do sistema de inteligência que irá otimizar todo o rastreio e atendimento das equipes: “Esse software também faz leitura analítica, quando a gente não souber a informação total da placa [veicular], mas parcialmente. Ele faz a busca também por cores de veículos, em determinado horário que for apontado, até mesmo por modelo. Junto disso, ele faz a interligação dos nossos sistemas já existentes, ampliando o número de câmeras speed-domes”.

A Muralha Digital também está integrada ao aplicativo 153 Cidadão e ao botão Maria da Penha, específico para atendimento de emergência a mulheres que possuem medida protetiva. O munícipe ainda pode acionar a Guarda Municipal pelo Disque 153.