Grande Curitiba

Servidores de Pinhais participam do 2º Encontro de Prevenção e Promoção à Saúde Mental

Na ocasião, os participantes assistiram a duas palestras relacionadas ao tema no Cenforpe
28 de setembro de 2022 às 15:33
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Foi realizado no dia 22 de setembro, o 2º Encontro de Prevenção e Promoção à Saúde Mental dos Servidores Públicos da Prefeitura de Pinhais. A iniciativa é da Secretaria de Administração (Semad), por meio do Departamento de Gestão de Pessoal, sendo organizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) que recebeu a participação de aproximadamente 1000 colaboradores municipais.

Para tratar do tema, foram oferecidas duas palestras: “Um suspiro para a vida” com o Dr. Juliano de Trotta e “Saúde Mental: como você tem cuidado da sua?”, ministrada pela psicóloga Andrea Lacerda de Freitas Carvalho.

Neste mês é celebrado o “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização e prevenção ao suicídio, com o objetivo de alertar a todos a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e suas formas de prevenção. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais visa proporcionar a melhoria da qualidade de vida no trabalho e valorização dos servidores, buscando contribuir com a saúde mental do funcionalismo público.

A diretora do Departamento de Gestão de Pessoal, da Secretaria de Administração, Clarice Aparecida Moura de Lima, explicou que esta atividade foi promovida com os servidores que assistiram às palestras em dois períodos (manhã e tarde), frisando que é relevante abordar o tema e que o objetivo é refletir sobre as questões da Saúde Mental, além de destacar que o departamento está a disposição para atender aos servidores.

A prefeita Rosa Maria enalteceu a iniciativa que vem para proporcionar maior conhecimento sobre o tema proposto e incentivando a todos que tenham um olhar diferenciado com as pessoas. “Essa questão da Saúde Mental nunca foi tão necessária. É um tema contemporâneo e foi aflorado no decorrer da pandemia. Quem não teve medo, inclusive de perder uma pessoa que tanto amamos, e o medo nos fragiliza. Penso que momentos como este são muito importantes e que devem ser feitos em outras ocasiões porque este assunto deve ser tratado cotidianamente entre nós. Devemos olhar com atenção para o outro que está passando por algum problema emocional e desejo que a empatia, a solidariedade, e a generosidade possam ser sentimentos que nos ocupem grandemente, acompanhados daquele belo sorriso e um abraço. Que possamos melhor administrar a própria emoção e contribuir com as outras pessoas”, disse Rosa Maria.