Grande Curitiba

Profissionais da Educação lotam Cenforpe na abertura do 8º Fórum Intermunicipal de Discussão

Evento reúne gestores e professores de 24 municípios em dois dias de programação sobre Educação Especial
30 de setembro de 2022 às 15:47
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Foi aberto nesta quinta-feira (29) o VIII Fórum Intermunicipal de Discussão, com o tema: “A Educação Especial em Foco!”. A edição de 2022 reúne profissionais de Educação de 24 municípios da região metropolitana, entre gestores e trabalhadores que atuam diretamente nas unidades educacionais. Dividido em dois dias de atividades, traz em sua programação palestras e mesas de debate com especialistas. Autoridades de Pinhais e região participaram da cerimônia de abertura no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), transmitida ao vivo pela internet.

Com o auditório lotado, professores da Escola Municipal Elis de Fátima Zem realizaram uma apresentação musical com alunos atendidos na instituição. Em seguida, um vídeo sobre o Fórum de Gestores da Educação Especial (Forgee) foi exibido ao público. A mesa com as autoridades foi composta com a prefeita Rosa Maria; a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini; a promotora do Ministério Público de Pinhais, Fábia Gimenez; representando o Núcleo Regional de Educação (Área Metropolitana Norte de Curitiba), Vera Lucia da Silva; representando o Núcleo Regional de Educação (Área Metropolitana Sul de Curitiba), Siana Bueno; representando a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, professora Tamara Von Kaick; e a coordenadora do Forgee e gerente de Educação Especial e Inclusão Educacional de Pinhais, Louize Mari da Rocha.

Na introdução para as falas dos membros da mesa, Louize Mari da Rocha resumiu os objetivos e temas do fórum, que inclui três palestras e duas mesas de debate. Os assuntos de cada atividade percorrem ideias de práticas colaborativas; legislação sobre profissionais de apoio às crianças público-alvo da educação especial; medicalização, entre outros temas. “O que vamos iniciar hoje é o pontapé inicial de uma discussão que precisa ser feita, pensando sempre no melhor caminho, no melhor processo, diante da construção de um sistema educacional inclusivo”, comentou a gerente.

A secretária Andrea Franceschini agradeceu a presença de todos os profissionais e gestores de cada setor e região presentes e reforçou a importância do trabalho em conjunto. “Eu acredito que nós só vamos conseguir construir uma educação cada vez mais inclusiva e de qualidade, no coletivo, na discussão em grupo, nos erros e nos acertos, às vezes não pensamos todos iguais, e que bom que não pensamos todos iguais, porque assim nós crescemos”, completou.

No uso da palavra, a prefeita Rosa Maria parabenizou a organização e participação de todas as equipes que desenvolvem o trabalho de educação especial em Pinhais e região. “O profissional da educação especial é gestor do trabalho da sala de aula, é gestor da mediação dos conflitos, das angústias com as famílias. Em nossa cidade, temos tido um trabalho árduo, sério, de muita responsabilidade, e todos os profissionais, desde a diretora à secretária, àquela estagiária, àquele estagiário, precisam estar articulados em rede, para que o nosso estudante, independentemente de onde ele esteja e qual seja sua deficiência, tenha o melhor, para ter a maior autonomia possível”, declarou.

Além das pessoas já mencionadas, a abertura do VIII Fórum Intermunicipal de Discussão também teve presença da secretária de Educação de Araucária, Adriana Palmiere e do secretário de Educação de São José dos Pinhais, Aldrian Matoso.