Grande Curitiba

Campanha Outubro Rosa em Pinhais reforça disponibilização de mamografia e coleta de preventivo nas unidades de saúde

Cada unidade de saúde terá datas específicas para atendimento após às 17h ou sábados, para ampliar o acesso aos atendimentos
5 de outubro de 2022 às 15:46
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Este mês é marcado pela Campanha Outubro Rosa, e em Pinhais a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) realiza ações de saúde da mulher. A iniciativa, que segue até o dia 27 de outubro no município, ocorre todos os anos com o objetivo de conscientizar as mulheres sobre a importância do cuidado e prevenção, o que permite o diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero.

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), apontam que no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama é o mais incidente em mulheres de todas as regiões, com taxas mais altas nas regiões Sul e Sudeste. Para o ano de 2022 foram estimados 66.280 casos novos, o que representa uma taxa ajustada de incidência de 43,74 casos por 100 mil mulheres. “É imprescindível que as mulheres não descuidem da própria saúde, mantendo a mamografia e o exame preventivo sempre em dia”, destaca a secretária de Saúde de Pinhais, Adriane Jorge Carvalho.

Campanha Outubro Rosa em Pinhais

Em Pinhais, a Semsa oferece exames de mamografia para mulheres de 50 a 69 anos e coleta do exame preventivo (Papanicolau) para todas as faixas etárias. A mamografia de rastreamento e o exame preventivo ajudam a detectar possíveis sinais de alterações sugestivas de câncer e para uma rápida intervenção, além do tratamento em tempo oportuno, caso seja necessário.

“Cada Unidade de Saúde da Família (USF) está organizando seus próprios dias de campanhas de coleta de preventivo e solicitação de mamografia, após às 17h ou aos sábados para facilitar o acesso a todas as mulheres”, explica Adriane.

Confira as datas e horários para cada unidade:

  • USF Ana Neri – 08/10 (sábado), das 9h às 15h
  • USF Perdizes – 08/10 (sábado) e 22/10 (sábado), das 9h às 15h
  • USF Esplanada (será no Cenforpe) – 08/10 (sábado), das 10h às 15h
  • USF Jardim Karla – 15/10 (sábado), das 9h às 15h; 21/10 (sexta), das 17h às 21h
  • USF Vila Amélia – 21/10 (sexta), das 17h às 21h
  • USF Tarumã – 22/10 (sábado), das 9h às 15h
  • USF Tebas – 22/10 (sábado), das 9h às 15h
  • USF Vargem Grande – 22/10 (sábado), das 9h às 15h
  • USF Maria Antonieta -22/10 (sábado), das 9h às 15h
  • USF Perneta – 27/10 (quinta), das 17h às 21h

Para o atendimento, a Semsa orienta que seja apresentado documento com foto e comprovante de residência. “O ideal é procurar pela unidade de saúde mais próxima da sua casa, já que a entrega de resultados e acompanhamento será feito pela unidade de referência, mas é possível conseguir atendimento nas demais”, explica a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde, da Semsa, Viviane Maysa Tomazoni.

Serviço

Para mais informações é possível entrar em contato com USF do seu bairro, pessoalmente ou pelo WhatsApp. Consulte os telefones no site da Prefeitura.