Grande Curitiba

Indústrias do município participam do programa de Mentoria Lean

Capacitação ministrada pelo Senai acontecerá durante três meses e tem a participação de 10 empresas locais
5 de outubro de 2022 às 15:44
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Teve início nesta semana em Pinhais, a primeira turma do programa de Mentoria Lean. A capacitação é focada na área da gestão e acontece na unidade do Senai, sendo subsidiada pela Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semde), e conta com a participação de 10 indústrias locais que puderam inscrever até três colaboradores.

O programa visa aumentar a produtividade e a competitividade das empresas brasileiras com a promoção de melhorias rápidas, de baixo custo e alto impacto, sendo ministrado pelo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) durante o período de três meses para propor melhores práticas para os negócios das empresas. A proposta não é ofertar uma consultoria, mas sim a capacitação da mão de obra dos trabalhadores das indústrias para melhorar e desenvolver seus processos nas empresas.

Na manhã de segunda-feira (3), a prefeita Rosa Maria, acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico, José Martins e dos diretores Ivaldo Sá Barreto Filho (Indústria e Comércio) e Sydney Jose Carvalho da Rocha (Administração) esteve no Senai Pinhais para a aula inaugural e conversar com os participantes da capacitação e equipe da instituição.

O secretário José Martins comentou o trabalho que a pasta desenvolve na promoção de qualificação profissional, que esta é uma capacitação nova na cidade e que o município sempre adota parcerias que sejam em prol do setor. “Estamos satisfeitos com esta experiência que é piloto. Tradicionalmente, em Pinhais, investimos na qualificação da mão de obra das pessoas que estão em busca de uma vaga no mercado de trabalho. Temos feito um investimento de mais de meio milhão de reais por ano em cursos profissionalizantes. Este é um projeto pioneiro e temos interesse em promover mais cursos iguais estes, pois a repercussão será positiva e desejamos continuar investindo porque embora o dever de investir na mão de obra é da empresa, o município pode contribuir e a Prefeitura de Pinhais é parceira das empresas, não apenas nesses projetos como também em outros”, disse José Martins.

A questão da promoção das capacitações serem constantes no município foi ressaltada pela prefeita Rosa Maria, que também agradeceu a parceria com o Senai e disse que este programa é mais profundo porque vai contribuir com o aspecto qualitativo das indústrias participantes. “Destaco o valor da parceria com o Senai que tem trazido bons frutos para Pinhais em todos os níveis. Acredito que essa iniciativa é um grande avanço quando escolhemos possibilitar e contribuir para que as indústrias sejam mais eficientes. Esta ação é motivo de muita alegria, pois enquanto prefeitura, estamos fazendo este trabalho. A filosofia deste programa é levar inovação, melhoria dos processos a fim das indústrias se tornarem mais eficientes, lucrem mais, gerem mais empregos e melhorem suas condições de trabalho. Esta capacitação é motivo de alegria e de vermos que juntos podemos melhorar a cidade por meio do desenvolvimento da indústria”, disse.