Grande Curitiba

5º Festival da Cerveja e 12º Fecapi reuniram milhares de pessoas no centro de Pinhais

Público compareceu em peso à festa que uniu gastronomia, cerveja artesanal e música durante toda a tarde e início da noite
14 de março de 2023 às 10:28
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O último sábado (11) em Pinhais foi marcado pelo encontro de milhares de várias tribos e gerações no centro da cidade. Desde os mais experientes apreciadores da cerveja artesanal até a mais jovem criança se divertiram ao som do rock e gêneros variados. Um dia repleto de atrações gastronômicas e culturais no 5º Festival da Cerveja e 12º Fecapi (Festival da Canção de Pinhais), que fizeram parte da programação dos 31 anos de aniversário do município, promovido pela Prefeitura.

O evento reúne dois festivais realizados pelas Secretarias de Cultura, Esporte e Lazer, de Desenvolvimento Econômico e de Governo. Com mais de 50 torneiras de chope e 12 artistas da região e de outros estados, o principal objetivo é valorizar os artistas, as empresas locais e fomentar o turismo, trazendo pessoas de toda a região para conhecerem Pinhais. Também participaram a Apae Pinhais, a Criarte (Cooperativa de Criações Artesanais de Pinhais) e a Amma (Associação de Mulheres e Meio Ambiente), com produtos ofertados em seus estandes. O Festival da Cerveja ainda tem o apoio da Acipi (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais).

Desde às 11 horas as cervejarias Yellow Bird, Coice da Mula, Way Beer, Ovelha, Oner e Sant Pauli, que compõem a Rota da Cerveja Artesanal, já estavam servindo, convidando o público que logo encheu a praça de alimentação montada no espaço da Av. Camilo di Lellis com a R. Trinidad e Tobago. Diversas opções de comida, barracas com exposição de artesanatos, entre outras ofertas de produtos e serviços foram atrativos, além da apresentação dos 12 artistas e bandas que brilharam no palco do Fecapi durante toda a tarde e início da noite.

Quem levou as crianças pôde curtir a festa também no espaço montado com brinquedos infláveis, piscina de bolinhas e cama elástica, sem contar o amplo espaço ao ar livre que, mesmo com um tempo nublado, não desanimou o público. O Alan Ferreira levou o filho pequeno para andar de bicicleta, enquanto arrumava sua caneca tradicional para degustação de chope. “Tudo atrai. A prefeitura realiza vários eventos como a prova de motocross [Gastrobéra] que é muito divertido, o encontro de motorhome, que foi bem legal, então a gente mora aqui e vem prestigiar”, contou.

E para os aficionados na bebida maltada, o Festival da Cerveja de Pinhais já é ponto de referência. O pinhaense Alessandro Jacomasso estava tomando uma belgian IPA da Oner. “Pinhais tem bastante qualidade na fabricação de cervejas, e o festival aqui é bem bacana pra gente poder se reunir e tomar um pouquinho de cada uma em um lugar só. A qualidade da cerveja artesanal faz diferença, inclusive por ter mais opções de estilo. A cerveja comum, de mercado, é aquela cervejinha american lager, e aqui, em uma só barraca já tinham cinco opções de chope, agora se for somar em quantas barraquinhas têm aí, é uma infinidade”, comentou.

Para os expositores, como a Talita Cardoso, o evento é mais uma oportunidade para as vendas. Com placas decorativas personalizadas, ela integra o estande da Associação de Mulheres e Meio Ambiente. “Geralmente pegamos o tema aqui do festival da cerveja com algumas mensagens engraçadas, que é o que o povo mais gosta. Por exemplo: ‘é melhor tomar cerveja do que conta da vida alheia”, mostrou. “Esses eventos são muito importantes para divulgar o nosso trabalho, que faz parte da nossa renda”, completou.

Festival da Canção

As apresentações do 12º Fecapi começaram às 13h com os músicos da categoria Mista. Murillo Castex abriu os trabalhos, seguido de Christian Guibor, Felipe Benato, Gerson Marques, Luiz Guilherme Keher de Souza e Edy Rocha. Já a partir das 15h30, revezaram-se no palco as bandas da categoria Rock: Hatefall, Folkin Dads, Missicks, Monoduo, Sangue Trovão e Heavy Symphony.

Nos intervalos de cada show, o público ainda pôde participar de sorteios de brindes e brincadeiras interativas promovidas pelos patrocinadores do evento, foodtrucks e cervejarias.

Foi em uma dessas brincadeiras que a Mariana Almeida fez uma declaração de amor ao cantor Gerson Marques, seu companheiro. Juntos, eles vieram de Minas Gerais especialmente para o Fecapi. A apresentação lhe rendeu o 2º lugar da categoria Mista e ainda o prêmio de melhor músico instrumentista. “Eu gosto muito de festivais de canção, tinha vontade de participar do Fecapi há muito tempo, e dessa vez ela [Mariana] animou a vir comigo e eu vim”, disse o artista, cujo trabalho autoral foi destaque também no 9º Prêmio de Música das Minas Gerais, em setembro de 2022. Seu álbum mais recente, Rio de Mim, está disponível nas plataformas digitais.

Enquanto o júri técnico definia os vencedores de cada categoria, a Banda Municipal de Pinhais brindava o público com versões de clássicos do rock como “Rock and roll all night” do Kiss, e outros hits executados pelos alunos e professores da oficina cultural da Semel. “A gente tem dentro do nosso escopo uma ideia de como que é a composição, a técnica de instrumento e vocalização, originalidade, interpretação, como eles se comportam no palco, a apresentação, presença de palco, tudo isso é levado em consideração, além da afinação, e como é a letra, porque é o festival da canção”, explica Paulo Pereira, um dos três jurados técnicos do Fecapi.

Reunindo duas condecorações, a banda Heavy Symphony teve a melhor performance de palco, além de faturar o primeiro lugar da categoria Rock. “A gente precisa de mais espaços para divulgar o nosso trabalho, fazer o nosso som e mostrar, então esse festival é muito importante”, afirmou Jeferson Alves, baixista da Heavy Symphony. “Realmente, um incentivo à cultura é muito bem-vindo para nós, e a ideia de juntar cerveja e música é sensacional e o público curtiu bastante”, confirmou o vocalista Lucas.

A prefeita Rosa Maria participou da premiação dos artistas ao lado dos secretários de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, de Cultura, Esporte e Lazer, Bruno Sítima, de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, e de Urbanismo, Emerson Bento, além de representantes das empresas patrocinadoras do evento, do Mister Melhor Idade de Pinhais, Francisco Conte, e dos vereadores Marcinho, Carlinhos do Elisa, Fabrício Sousa, Filho, Jane Carteira, Pioco e Tomé.

Rosa Maria destacou a importância do evento para a cultura e o desenvolvimento econômico. “Os artistas que aqui se apresentam passam a ter outras oportunidades na vida cultural e artística. Obrigada à população de Pinhais, às nossas cervejarias, às pessoas que aqui estão prestigiando. São 31 anos e o nosso município continua celebrando com muita alegria”, finalizou.

Após a premiação, a festa continuou com o show da Candyman Club, que embalou o público ao som de hits dos anos 80 e 90.

Premiação 12º Fecapi

Júri técnico:

Melhor performance de palco: Heavy Symphony

Melhor músico instrumentista: Gerson Marques

Melhor vocalista: Christian Guibor

3º lugar categoria Mista: Murillo Castex

2º lugar categoria Mista: Gerson Marques

1º lugar categoria Mista: Christian Guibor

3º lugar categoria Rock: Sangue Trovão

2º lugar categoria Rock: Folkin Dads

1º lugar categoria Rock: Heavy Symphony

Júri popular: Sangue Trovão