Grande Curitiba

Diferentes eventos marcaram as comemorações ao Dia Internacional da Mulher no município

As atividades alusivas à data foram realizadas pelo poder público, empresas e unidades de ensino
14 de março de 2023 às 10:31
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na última semana, vários eventos em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março, aconteceram em Pinhais. As ações organizadas pelo poder público, instituições e empresas, além de prestarem homenagens às mulheres, reforçaram a importância das conquistas ao longo da história e reafirmaram o compromisso de lutar pela igualdade de gênero.

A Prefeitura de Pinhais promoveu os eventos “Café com a Prefeita” que contou com a presença de 300 mulheres da comunidade, além da palestra “Como virar o jogo no mundo das incertezas“ que reuniu aproximadamente 500 servidoras públicas municipais. Além disso, também aconteceu uma caminhada no Parque das Águas, e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer fez um aulão de ginástica no Bosque Municipal e uma tarde cultural com apresentações de violino, palestra, peça teatral e sorteio de brindes. Já o Cmei João Batista Costa, do bairro Vargem Grande, organizou o evento “O protagonismo feminino no município de Pinhais” e o Cmei Milton Santos, do Jardim Amélia, em parceria com a Associação de Mulheres e Meio Ambiente (AMMA) promoveu um café da manhã para a comunidade.

As atividades alusivas a data também aconteceram em algumas empresas locais. Na quarta-feira (8), a Fibracem, localizada no bairro Emiliano Perneta, promoveu o encontro “Mulheres de Fibra” voltado às suas colaboradoras. Segundo os organizadores, as funcionárias representam 35% da força de trabalho da empresa, que possui um percentual 10% a mais que a média nacional. Além de uma dinâmica em grupo, a iniciativa teve a participação da prefeita Rosa Maria que participou de um bate papo e a atividade foi finalizada com um café especial preparado para a ocasião.

Já na sexta-feira (10), foi a vez da empresa Tintas Sul que organizou o “Pintou Mulher – Seu talento é uma pintura”, reunindo as colaboradoras e convidadas da empresa. A iniciativa contou com a presença de 60 pessoas. Além de um coffee break e a distribuição de camisetas feitas especialmente para ocasião, as participantes assistiram a uma apresentação da prefeita Rosa Maria que abordou questões como a relevância do papel da mulher na sociedade.

A semana foi marcada por diferentes eventos, e tão importante quanto prestar homenagens foi propor reflexões e mensagens às mulheres, afirmou a prefeita Rosa Maria. “Todos esses eventos foram momentos muito importantes. Com mulheres de todos os setores, servidoras e da comunidade levando a mensagem de que o papel da mulher é fundamental na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Conscientizar as mulheres que devemos trabalhar em rede. Quando a mulher compreende que ela está inserida em um processo onde pode buscar ajuda e reconhecer que não está sozinha, faz muita diferença. Foram conversas importantes, onde fomos conscientizando o papel da mulher na sociedade e fiquei extremamente feliz com estes momentos porque foi um trabalho intenso e bem proveitoso”, afirmou a prefeita.