Grande Curitiba

Pinhais lança programa de robótica para toda a rede municipal de ensino

Robótica Pinhais chega a todas as escolas e cmeis do município com kits tecnológicos voltados ao aprendizado criativo, onde aluno é protagonista
14 de março de 2023 às 16:14
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Em comemoração aos 31 anos do município, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação, lançou o programa Robótica Pinhais. A iniciativa visa estimular a aprendizagem educacional criativa dos alunos com o uso da tecnologia e inventividade. Por meio de parceria com a empresa BrinkMobil, as crianças de todas as escolas e cmeis da rede municipal terão acesso a kits de montagem completos para desenvolver o pensamento computacional. O investimento inicial é de mais de R$ 1,7 milhão.

Lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (14) na quadra da Escola Municipal Chafic Smaka, no Jardim Amélia, o Robótica Pinhais será desenvolvido com aproximadamente 10 mil crianças da rede municipal de ensino. Os Kits Educacionais de Robótica, entregues simbolicamente no lançamento da iniciativa, são compostos por peças, motores, sensores, softwares de programação e materiais orientativos. A utilização destas ferramentas lúdicas pelos alunos será mediada pelos professores que participam de processos formativos com temáticas que abrangem a robótica educacional desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental.

A diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas, explica que “os educandos irão criar protótipos com funcionalidades específicas, associando materiais recicláveis e eletrônicos. Utilizando-se da imaginação e da inventividade, eles poderão desenvolver projetos e criar robôs. Essa aprendizagem criativa proporciona às crianças a busca de autonomia e protagonismo”.

O evento de lançamento reuniu as diretoras, pedagogas, professoras e professores de toda a rede municipal de ensino, com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, do secretário de Governo, Márcio Mainardes, dos vereadores Marcinho e Fabrício Sousa, do ex-prefeito Luizão Goulart, de representantes da empresa BrinkMobil, da Miss e do Mister Melhor Idade, Edil de Souza e Francisco Conte, e dos guardas municipais da Patrulha Escolar.

A secretária Andrea Franceschini enfatizou que o programa irá contemplar toda a rede, desde os alunos dos cmeis até a escola. “Que esse material seja mais uma possibilidade para que as nossas crianças tenham uma aprendizagem significativa, que possam desenvolver todas as habilidades, potencialidades, e que trabalhem em equipe a organização, os desafios propostos. Pinhais sempre à frente, inovando, vamos começar o trabalho da robótica desde o aluninho de quatro anos, que já vai chegar na escola com outro olhar, com raciocínio aguçado, com possibilidade de aprender as disciplinas muito mais fácil”, afirmou.

A prefeita Rosa Maria destacou a importância do investimento para a educação de robótica. “A escolha do investimento na robótica é bem significativo, e nós escolhemos aportar mais de um milhão e meio de reais para todas as nossas escolas e cmeis porque nós compreendemos que vocês precisam e merecem. Queremos que a educação no nosso município continue sendo de muita qualidade, porque queremos que vocês sejam jovens com futuro brilhante, que aproveitem ao máximo. Fico muito feliz que nesses 31 anos nós entregamos à população e em especial às nossas crianças essa oportunidade, essa possibilidade de termos um trabalho de educação cada vez melhor”, declarou.