Grande Curitiba

Secretaria de Segurança e Trânsito inicia o projeto Educação Pública de Trânsito

Projeto abordará questões relacionadas à área com crianças do 3º ao 5º ano das escolas municipais
27 de março de 2023 às 16:25
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Teve início nesta segunda-feira (27), em Pinhais, o projeto Educação Pública de Trânsito, iniciativa da Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset) que vai trabalhar nas escolas municipais questões relacionadas à área com crianças do 3º ao 5º ano.

A primeira atividade do projeto aconteceu na Escola Municipal Anísio Teixeira, do bairro Atuba. Os alunos da unidade de ensino assistiram, durante uma hora, o Teatro de Fantoches, com os personagens o guarda Júlio e o menino Pedrinho que abordaram diferentes pontos: alta velocidade, dar preferência ao pedestre, estacionar o veículo de forma correta, a importância de se andar pela calçada, uso do cinto de segurança, da cadeirinha, entre outros, além de uma apresentação sobre trânsito e drogas idealizadas pelos guardas da Patrulha Escolar, da Guarda Municipal de Pinhais (GM).

Segundo os organizadores, o Teatro de Fantoches trata-se da primeira parte do Projeto de Educação Pública de Trânsito que terá sua continuidade no segundo semestre, quando retornarão nas escolas com atividades dos Óculos de Realidade Virtual, que simulam o trânsito, a fim de que as crianças apliquem o que aprenderam na apresentação teatral.

Pelo projeto, uma vez por semana, através do Teatro de Fantoches, o público infantil vai aprender de forma lúdica e poderá replicar os conhecimentos com seus amigos e familiares. Estão envolvidos nestas atividades os servidores Rafael Guilherme dos Santos (Coordenador do Centro de Ensino da GM), os guardas municipais Márcia Ostroski e Enrique Reinert, e o agente da Defesa Civil David Esquitini.

O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, menciona que com a municipalização do trânsito em Pinhais um dos objetivos foi focar na educação, por isso, a iniciativa quer levar esta proposta a todas as escolas durante o ano inteiro. “Um dos objetivos da municipalização do trânsito é a educação. Mas por onde começar? Quem são os nossos verdadeiros fiscais? São as nossas crianças, desde que sejam bem conduzidas e orientadas nas boas práticas de trânsito, pois elas vão cobrar seus pais e falar do que aprenderam. Estamos levando para nossas escolas esse trabalho de conscientização, tanto do trânsito quanto a questão das drogas. Tratando destes pontos faremos também com que as crianças nos ajudem a melhorar a cidade”, explicou o secretário.

A iniciativa foi elogiada pela diretora da Escola Anísio Teixeira, Andrea Quadros, que mencionou que a repercussão entre os alunos foi positiva e que eles vão transmitir às famílias o que aprenderam. “Esse projeto é importante porque traz para as crianças toda orientação em relação à segurança no trânsito de uma forma lúdica e significativa, de uma forma que eles conseguem compreender a importância do cinto de segurança, da cadeira, etc.. O legal é que estão abordando de uma forma lúdica, por meio do teatro de fantoches, cada um destes ensinamentos”.