Grande Curitiba

Pinhais recebe a 9ª Edição do Startup Day

Evento, organizado pelo Sebrae, aconteceu simultaneamente em todo o Brasil
2 de junho de 2023 às 12:27
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No último sábado (27), Pinhais sediou o Startup Day 2023, evento que acontece anualmente e visa fortalecer as comunidades inovadoras regionais, promovendo conexão e conteúdo. O encontro, realizado no espaço Vila Dominicana, Gastronomia e Coworking, reuniu empreendedores de toda a região e contou com muito conteúdo e networking (rede de contatos profissionais).

Entre as palestras, destaque para um painel sobre acesso a crédito voltado para inovação. Além disso, as startups sediadas em Pinhais tiveram a oportunidade de compartilhar sobre seus negócios, em uma rodada de pitches (apresentações curtas).

A escolha de Pinhais

O Startup Day aconteceu simultaneamente em 110 cidades do Brasil e o Paraná está entre os cinco estados com mais cidades recebendo o evento. Além de Pinhais, também tiveram a sua versão desse encontro as cidades de Cascavel, Curitiba, Guarapuava, Londrina, Maringá e Pato Branco.

Pinhais ser escolhida como uma das sedes para o evento é um reflexo do trabalho que tem sido desenvolvido pela tríplice hélice, que é formada pela relação entre governo, empresas e instituições de ensino. O município tem colocado em prática ações de inovação relevantes, tanto no contexto empresarial, como educacional.

A prefeita Rosa Maria esteve presente no encontro e comentou sobre as ações de inovação no município: “Inovação é um pilar extremamente importante para o desenvolvimento da nossa cidade. Temos estudado e buscado alternativas em parceria com as instituições de ensino e isso tem nos revelado possibilidades para Pinhais se tornar referência no trabalho com inovação.”

Os participantes do Startup Day percebem a importância da cidade receber esse tipo de evento. Rogério Ramos, CEO da startup True Work, comenta: “A importância desse evento está em permitir que as startups mostrem seus produtos, sua competência e expertise para empresas e pessoas, às quais não têm acesso de modo corriqueiro. As palavras chaves do Startup Day para nós são: conexão, compartilhamento e colaboração.”

A True Work atua com prestação de serviços profissionais de consultoria e desenvolvimento de sistemas de informação. Estão sediados em Pinhais desde 2021, por reconhecerem os incentivos que a cidade oferece aos empreendedores de modelos inovadores.

Conheça as ações de Inovação de Pinhais

As ações de inovação que têm acontecido em Pinhais são fruto da união de diversos atores. O grupo que está à frente das atividades conta com representantes de mais de 20 organizações. São empresas, startups, instituições de ensino e a prefeitura trabalhando coletivamente para inovar.

Todas as organizações sediadas em Pinhais, que estejam desenvolvendo projetos de inovação, estão convidadas a fazer parte desse movimento. As reuniões têm ocorrido de forma itinerante, para incentivar a integração entre os atores. O primeiro encontro aconteceu no IFPR Pinhais e já passaram também pelo CEEP Newton Freire e pela Faculdade de Pinhais – FAPI.

Serviço

Para mais informações, entre em contato com Angela Comandulli, do escritório de articulação Sebrae PR: [email protected] ou Paulo Grochowicz, Gestor de Inovação Sebrae PR: [email protected]