Grande Curitiba

Cores e sabores: Pinhais ganha destaque como cidade da cerveja artesanal

Pinhais, município a 8 km de Curitiba, apresenta indicadores que mostram sua grandeza e o pioneirismo; neste contexto está a Rota da Cerveja Artesanal
1 de setembro de 2023 às 16:06
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Pinhais ocupa a 12ª posição na economia paranaense, abrigando mais de 16 mil empresas dos mais diferentes segmentos. O município mostra sua grandeza em diversas áreas, dentre elas, destaca-se a Rota da Cerveja Artesanal de Pinhais, a primeira do Paraná, criada em 2017. Iniciativa que busca oferecer opções de cervejas inovadoras, levando a descobertas de aromas e sabores inusitados. Aos apreciadores, descortina-se um novo caminho, uma alternativa para saborear calmamente cervejas produzidas com paixão, com esmero, com capricho, com gostinho do bem receber que acolhe num gole, de braços abertos.

Para aqueles que ainda não são consumidores de cervejas abre-se uma porta que desperta o desejo de provar, de experimentar, respeitando uma cultura milenar que traz consigo a experiência do fazer artesanal.

Atualmente, a Rota da Cerveja Artesanal conta com oito cervejarias participantes: Yellow Bird, Don Gentilis, Ovelha, Coice da Mula, Rubira, Way Beer, Oner e Sant Pauli. Mediante agendamento, as cervejarias contam com visitas guiadas pela produção da cerveja artesanal, com degustação ao final.

Ao longo do ano, a Prefeitura de Pinhais promove três grandes eventos que visam fomentar o turismo local e atrair o público de outras regiões e estados: Festival da Cerveja, Rockbeer e OktobeerFest.

“A Rota da Cerveja de Pinhais e seus eventos são de fundamental importância na divulgação da cultura cervejeira local, além de impulsionar o turismo e fortalecer a economia da região, aumentando a visibilidade da cidade. A interação que os eventos da Rota da Cerveja proporcionam, traz uma grande troca de experiências entre as cervejarias e o público consumidor, tornando o movimento cervejeiro cada vez mais presente em Pinhais”, declara Hudson Silva, representante da Rota da Cerveja e um dos sócios da cervejaria Yellow Bird.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Pinheiro, vislumbra expandir a ideia da Rota da Cerveja: “Também queremos colocar junto o turismo de negócios, devido ao grande número de indústrias de serviços, e também lançamos a Rota Gastronômica, para combiná-la com a Rota da Cerveja. Vamos fazer um grande investimento focado em feiras e festas regionais, bem como adquirir um ônibus para ser utilizado no turismo, passando pela rota e também nos cartões postais de Pinhais”, anuncia o secretário.

Além do setor industrial, a cidade também se destaca pelas belezas naturais, como o Parque das Águas (que assumiu o protagonismo turístico da Região Metropolitana de Curitiba) e os bosques, assim como pela infraestrutura, como por exemplo o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que possui até piscina aquecida, e a qualidade da educação, que conta inclusive com projetos como o Veterinário Mirim, que leva a Educação Ambiental para dentro das unidade de ensino do município.

Sob o lema de “fazer e cuidar”, a cidade completou 31 anos de emancipação política em 2023, sendo referência em diversas áreas. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por exemplo, faz a ponte entre o setor produtivo e o poder público, por meio de uma equipe especializada em bem atender trabalhadores, empreendedores e empresários. Os resultados e indicadores satisfatórios dessa parceria são frutos do trabalho sério e dedicado. Como a junção perfeita entre o malte, o lúpulo e a cevada.

Para mais informações sobre a Rota da Cerveja e o turismo de Pinhais:

Telefone: (41) 98888-4889

E-mail: [email protected]

Endereço: Av. Ayrton Senna da Silva, 2842 – Estância Pinhais

Horário de Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h às 17h.