Grande Curitiba

Alunos da Rede Municipal de Ensino visitam empresa de Pinhais

A proposta da ação foi proporcionar aos estudantes a vivência do dia a dia de um estabelecimento do ramo de tecnologia
20 de outubro de 2023 às 15:38
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Aroldo de Freitas visitaram a empresa Fagundez Distribuição, localizada no bairro Emiliano Perneta. O intuito da ação foi proporcionar aos estudantes a vivência do dia a dia do estabelecimento do ramo de tecnologia. Os alunos conheceram os diferentes setores da empresa e ouviram o relato da equipe que compõe o grupo (recursos humanos, controladoria, comercial, marketing), depois visitaram a fábrica, onde tiveram a oportunidade de acompanhar os processos de montagem, testagem e embalagem.

O professor e pedagogo, Jorge Henrique Dias Fuentes, explica que a relação da empresa com a unidade escolar surgiu com a concepção do Espaço Maker. “A Fagundez é parceira da Secretaria de Educação no Espaço Maker, então procuramos trazer os alunos para que pudessem vivenciar como funcionam os setores da empresa. É importante que eles conheçam na prática os conteúdos repassados para eles durante as aulas”, conta.

O diretor de projetos da Fagundez Distribuição, Alexandre Pietro Deliberador, explica como funciona a logística da empresa. “Atendemos o Brasil inteiro e o foco principal da empresa é distribuição, mas temos outras frentes de negócios. Por meio da parceria com a prefeitura, conseguimos aplicar vários princípios que adotamos aqui na empresa. Nossos colaboradores receberam os alunos de maneira acolhedora e procuraram tirar as dúvidas deles para que tenham uma experiência positiva conosco”, ressalta.

A aluna Emilly Oliveira, de 10 anos, ficou surpresa ao conhecer o local. “É bem perto da minha casa e eu não imaginava o tamanho dessa empresa. Muito legal e o que mais me chamou a atenção foi ver a montagem dos computadores, eu não sabia que era assim”, relata.

Maurício Rockembach, de 19 anos, foi estagiário na EM Aroldo de Freitas na época da implantação do Espaço Maker e atualmente é funcionário da empresa. “Eu trabalhei lá (na escola) no início do projeto, faço curso técnico de informática no Instituto Federal, câmpus Pinhais. Acredito que para os alunos é muito interessante ver os produtos que estão disponíveis no Espaço Maker aqui na empresa, pois conseguem ver de onde vem, como são montados. Então acho que é uma experiência imersiva para eles”, diz.

Priscila Arruda, de 32 anos, foi aluna da escola e hoje atua como analista de qualidade na Fagundez. “Trago muitas lembranças boas da época da escola. Lembro dos passeios, dos amiguinhos, dos professores. Fico muito feliz em receber alunos que estudam na mesma escola que eu estudei, moro aqui, é um orgulho para mim. Assim como marcou a minha vida, pois lembro de tantos momentos, vai marcar com certeza a vida deles também. Eles colocando a mão na massa, vendo como funciona o processo, é benéfico para o crescimento deles’, salienta.