‘Recreio Cultural’ estimula envolvimento dos alunos com a arte
COM ASSESSORIAS – Reconhecendo a poderosa influência da cultura e da educação na formação de indivíduos, o Recreio Cultural, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), foi criado para cultivar uma atmosfera enriquecedora dentro das escolas.
Por meio de atividades culturais no cotidiano escolar, o Recreio Cultural busca proporcionar um espaço para os alunos se envolverem com a arte. A primeira ação do projeto foi realizada na Escola Municipal Poty Lazzarotto, no mês de agosto.
Neste primeiro momento, a Semel está levando para as escolas a apresentação de dança “Flicts”, que é baseada no livro de Ziraldo Alves. Conta a história de Flicts, uma cor que não consegue encontrar o seu lugar, por ser muito diferente das outras e não se reconhece em nada que ela vê por aí. É uma metáfora que propõe às crianças o respeito pelo outro, como ele é.
Também já receberam a iniciativa as Escolas Municipais Elis de Fátima Zen, João Leopoldo Jacomel, Guilherme Ceolin, Dona Maria Chalcoski e Maria Cappellari, além do Instituto João Ferraz. Ao todo, o projeto já foi acompanhado por aproximadamente 1150 crianças.
As últimas apresentações do ano de 2023 acontecem no dia 6 de novembro e serão contemplados os Cmeis Preparando o Futuro e Monteiro Lobato, e o Espaço de Conveniência e Cidadania.