Grande Curitiba

Guias do IPTU já podem ser emitidas no site da Prefeitura de Pinhais

É possível garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista. A partir de 2024, o tributo também pode ser pago via PIX
9 de janeiro de 2024 às 16:17
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo), informa que já podem ser emitidas as guias para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024. É possível garantir 8% de desconto, somente no valor do IPTU, para pagamento à vista. O pagamento da cota única do tributo está disponível até o dia 15 de março.

A partir de 2024, o IPTU de Pinhais pode ser pago também via PIX. Para ter acesso ao boleto para pagamento, o contribuinte pode acessar o site da prefeitura. É importante ressaltar que no valor a ser pago já está prevista a taxa de coleta de lixo. Os carnês começam a ser distribuídos ainda no mês de janeiro. Quem optar pelo pagamento parcelado terá a primeira parcela com vencimento todo dia 15 de cada mês, até dezembro.

De acordo com o diretor do Departamento de Rendas Imobiliárias (Derim), Antonio Cesar da Silva, os contribuintes que possuem benefício previdenciário de caráter permanente podem ser isentos do pagamento do IPTU. “Importante lembrar que a casa desses beneficiários deve ter até 100 m², o terreno até 480 m² e o benefício seja de até um salário mínimo e meio”, destaca. As solicitações para obter isenção do IPTU devem ser protocoladas no Departamento de Rendas Imobiliárias até o dia 31 de outubro de 2024.

“Os contribuintes que receberem o carnê de IPTU com a palavra “Isento” impressa na capa, não precisam comparecer na prefeitura para solicitar a renovação da isenção. A falta de pagamento do tributo pode acarretar em inscrição em dívida ativa do valor devido, bem como protesto e cobrança judicial por parte da Procuradoria do município. Em caso de dúvidas, há atendimento presencial aos munícipes, porém, sempre que possível, pedimos à população que opte pelo uso dos serviços on-line”, explica Antonio Cesar.

Serviço

O Departamento de Rendas Imobiliárias fica na Avenida Camilo Di Lellis, 453, no Centro de Pinhais. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações pelos telefones (41) 99286-1095 ou (41) 99280-7447.

Serão aceitos pedidos de impugnação de IPTU até 15/03/2024 na página: www.pinhais.pr.gov.br/revisaodeiptu, por e-mail: [email protected] ou ainda pelo App atende.net.

Os contribuintes também podem emitir os boletos de IPTU durante o ano todo, CLICANDO AQUI