Grande Curitiba

Consultório Virtual: mais de 400 atendimentos são realizados em apenas um mês

Por meio da iniciativa é disponibilizado atendimento médico especializado à população de Pinhais
23 de abril de 2024 às 16:16
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Nesta terça-feira (23) o lançamento do Consultório Virtual de Especialidades completa um mês. Por meio da iniciativa é disponibilizado atendimento médico especializado à população de Pinhais. Mais de 400 atendimentos foram realizados somente nestes primeiros 30 dias. O Consultório Virtual de Especialidades disponibiliza atendimentos nas seguintes especialidades: endocrinologia, reumatologia, cardiologia, gastroenterologia, pneumologia e neurologia.

“Nesta primeira fase estamos atendendo somente adultos. No total, dentro deste período, foram 439 atendimentos, sendo consultas de gastroenterologista, reumatologia, pneumologia, endocrinologia e cardiologia. O serviço funciona o ano todo com agendamentos programados, ou seja, é uma atividade contínua de atendimento”, explica a diretora do Departamento de Controle, Avaliação e Auditoria, Samira Raduan dos Santos.

O Consultório Virtual de Especialidades atende usuários que aguardam agendamento em fila de espera para consultas com especialistas, proporcionando que sejam atendidos dentro do território de Pinhais. “Esse serviço também qualifica o atendimento médico da Unidade de Saúde da Família com o olhar do especialista, processo que chamamos de teleinterconsulta. Portanto, além do atendimento direto ao usuário, o especialista auxilia o médico da USF”, explica Samira.

Os consultórios de atendimento estão localizados na sede da Secretaria de Saúde. “Um técnico de enfermagem realiza a pré-consulta, com aferição de dados vitais, e apoio no atendimento aos usuários que tenham dificuldade com a ferramenta virtual. Após a consulta, o técnico imprime e entrega ao usuário receitas, atestados, orienta e tira dúvidas que ainda restem. Caso haja necessidade de alguma manobra de exame físico, nosso médico regulador irá apoiar o especialista”, completa Samira.