Grande Curitiba

Prefeitura realizará 2º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti de 2024

A ação tem início na próxima segunda-feira (13) e é importante que a população colabore ao recepcionar os agentes de combate às endemias durante as visitas
9 de maio de 2024 às 16:04
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na próxima segunda-feira, 13 de maio, terá início em Pinhais o 2º Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2024. Importante destacar que a Prefeitura de Pinhais atua em diversas frentes de trabalho no combate e conscientização em relação à dengue. Nesse sentido, de forma periódica e permanente, a Secretaria de Saúde (Semsa), por meio da Seção de Vigilância de Zoonoses, realiza os levantamentos que permitem a identificação de áreas com maior ocorrência de focos do mosquito.

“Lembramos que o mosquito Aedes aegypti, além da dengue, também transmite febre amarela, zika e chikungunya. O combate a esse vetor é um dever de todos nós, por isso pedimos a colaboração de toda a população nesse sentido, inclusive ao recepcionar os agentes de combate às endemias durante as visitas”, explica Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde.

“Além da identificação de áreas com maior incidência, os levantamentos nos trazem informações de onde são os criadouros predominantes, permitindo atuar de forma mais direcionada. Durante essas ações, os agentes de endemias visitam as casas em todos os bairros do município, com o objetivo de coletar o máximo possível de amostras de larvas para identificação do vetor”, destaca.

Esquadrão Contra a Dengue

Até o dia 17 de maio, o Esquadrão Contra a Dengue atua nos bairros Maria Antonieta, Pineville e Emiliano Perneta. A iniciativa teve início no no dia 8 de abril e já passou pelos bairros Weissópolis, Estância Pinhais, Jardim Amélia, Parque das Águas, Vargem Grande, Jardim Cláudia e Atuba. Com o objetivo de eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, as equipes realizam a coleta de materiais e resíduos como: madeiras e móveis inservíveis, resíduos eletroeletrônicos, entulho em pequena quantidade (até 1m³), e pneus inservíveis.

A Secretaria de Meio Ambiente pede para que os moradores deixem os resíduos separados para a coleta em frente à residência. Os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias também reforçam as ações. Além disso, até o dia 17 também acontece o 126º Mutirão de Educação Ambiental e Limpeza no bairro Weissópolis.