Grande Curitiba

Operação Inverno: plantão da assistência social atende pessoas em situação de rua

Por meio de abordagens, equipes da prefeitura oferecem acolhimento, cobertores, agasalhos e alimentos a pessoas em situação de rua; Plantão Social atende 24 horas
4 de junho de 2024 às 16:55
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Com a queda das temperaturas, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), redobra o cuidado com as pessoas em situação de rua e lança a Operação Inverno 2024. O trabalho é realizado pelas equipes do Departamento de Proteção Social Especial (PSE), que contempla o Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua.

O Plantão Social, do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), realiza atendimentos no período noturno, aos finais de semana e feriados (24 horas).

No dia 25 de maio (sábado) foi realizada a primeira abordagem noturna da Operação Inverno deste ano. Os profissionais de assistência social atenderam 27 pessoas, oferecendo o serviço de acolhimento, entrega de cobertores, agasalhos, água e alimentos.

As ações são ofertadas no Creas, no qual também são promovidos os seguintes serviços, em prol da pessoa em situação de rua:

– Serviço Especializado para Pessoas em Situação de Rua: tem como finalidade assegurar atendimento e acompanhamento das demandas.

– Serviço Especializado em Abordagem Social: a abordagem nos territórios busca identificar situações de rua, trabalho infantil, entre outras questões sociais. As equipes percorrem diariamente o município, para busca de pessoas que necessitam de atendimento imediato e encaminhamento aos demais serviços, caso seja identificada a necessidade, como por exemplo o acolhimento, caso a pessoa aceite.

Plantão Social e canais de atendimento

O Creas oferta ainda o Plantão Social, com atendimentos no período noturno, aos finais de semana e feriados. Telefone (41) 99206-3843, de segunda a sexta-feira, das 17h às 8h, finais de semana e feriados (24 horas).

Para o atendimento do Creas ligue (41) 99235-4617, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.