Comunidade escolar de Pinhais participa de encontros descentralizados de gestão democrática
COM ASSESSORIAS – Nos meses de agosto, setembro e outubro, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Educação (Semed), promoveu uma ação denominada “Encontros Descentralizados – Gestão Democrática e Órgãos Colegiados”. Realizadas em quatro datas e locais diferentes, as atividades tiveram como temática “Escola e Comunidade – fortalecendo a parceria para melhor exercer a cidadania”.
A iniciativa, desenvolvida pela Gerência de Estrutura e Funcionamento (Geest) da Semed, promoveu a formação de membros dos órgãos colegiados de gestão (Conselhos Escolares e Associação de Pais, Mestres e Funcionários -APMF’s). “A gestão democrática é uma realidade nas unidades educacionais e está prevista nas legislações vigentes, porém ainda há necessidade de aprofundarmos os conhecimentos sobre sua importância e efetividade no panorama social. Vale ressaltar que ações de formação são imprescindíveis para fortalecermos a participação de todos e todas de modo a torná-la efetiva”, afirma a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Francischini.
Simone Gualberto, da Gerência de Estrutura e Funcionamento, conduziu as formações. “Escolas e famílias têm os mesmos desejos e objetivos em relação à educação das crianças e, neste sentido, devem se fortalecer mutuamente para alcançá-los por meio do desenvolvimento de uma gestão democrática pautada na participação, autonomia, pluralismo e transparência”, destaca.
“A realização dos encontros teve como objetivo viabilizar a compreensão sobre a importância e relevância da gestão democrática escolar e caracterizar os órgãos colegiados, Conselho Escolar e APMF, contribuindo para a formação dos membros de modo a ampliar seus conhecimentos, qualificar sua atuação diante da gestão administrativa, financeira e pedagógica das unidades escolares. Por meio das atividades, também buscou-se destacar o papel dos órgãos colegiados no desempenho do trabalho colaborativo e assistência educacional por meio do fortalecimento da integração entre famílias, unidades e comunidade”, explica Simone.
Os encontros aconteceram em quatro polos diferentes unindo as escolas e Cmeis nas proximidades, sendo:
Polo 1 – Weissópolis, Vargem Grande e Centro – sediado na E.M. Severino Massignan, realizado no dia 15 de agosto.
Polo 2 – Maria Antonieta, Jardim Amélia e Planta Karla – sediado na E.M. Chafic Smaka, realizado no dia 27 de agosto.
Polo 3 – Pineville, Alto Tarumã e Jardim Claudia – sediado na E.M. Felipe Zeni, realizado no dia 13 de setembro.
Polo 4 – Emiliano Perneta e Atuba – sediado na E.M. Antônio Alceu Zielonka, realizado no dia 2 de outubro.