Palestras sobre direitos abrem programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lança a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. De 20 de novembro a 10 de dezembro, diversas ações de conscientização e mobilização estão programadas para diferentes públicos e locais do município. Na manhã desta quinta-feira (21), o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebeu duas palestras voltadas para profissionais da área e mulheres atendidas pelos serviços da Semas.
Em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), a psicanalista Claudia Regina Kluck ministrou a palestra “Quantas mulheres cabem em uma mulher”. Em seguida, a doutora em Serviço Social e professora da PUC/PR, Solange Fernandes, falou sobre a construção dos direitos das mulheres na apresentação “Quem cuida da cuidadora?”.
A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semas, Micheli Strapasson, abriu oficialmente a campanha, cumprimentando os presentes. “Como é difícil garantir o nosso lugar, a nossa voz, uma garantia que precisa ser realizada todos os dias. Estamos iniciando os 21 dias de ativismo, que começaram ontem com a Consciência Negra, que também é uma luta nacional, pela população negra do nosso país, mas a luta da mulher, ela vem vencendo ciclos. Os ciclos da violência, realmente, precisam ser rompidos e, apesar de toda a nossa luta aqui no município, ainda temos, e eu acredito que ainda vamos ter, casos de violência porque isso faz parte da nossa rotina, apesar de toda a nossa dinâmica, ainda temos que lutar e combater a violência que vivemos, e por isso que pensamos nesse evento para as mulheres do nosso município”, finalizou.
Também estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Adriane Carvalho; a vereadora Jane Carteira; a diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), Haline Siroti; Sinara Rosana Favaro de Moraes e Thayná da Luz, diretoras da Câmara da Mulher Empreendedora da Acipi; Rosary Zonneveld, representante da Viacredi; e agentes da Guarda Municipal de Pinhais.
Sobre a campanha
Alinhada ao movimento mundial, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” visa conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres. A mobilização anual é empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. Em Pinhais, o Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) é um espaço de atendimento humanizado e tem por objetivo prestar assistência integral a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de risco pessoal e social. O equipamento está preparado para atender mulheres vítimas de violência, protegendo-as e orientando-as, na busca da defesa, ampliação e garantia dos direitos das mulheres.
Programação
Como parte da programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) promove um aulão de ginástica para o público em geral no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).
No sábado (23), a partir das 11h, equipes da prefeitura, em parceria com a Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR (Subseção de São José dos Pinhais) farão orientações jurídicas às mulheres no Parque das Águas.
A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Pinhais.