Grande Curitiba

Palestras sobre direitos abrem programação dos 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres

Centro Cultural recebeu evento de abertura da campanha na manhã desta quinta-feira (21); confira a programação
21 de novembro de 2024 às 13:55
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lança a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”. De 20 de novembro a 10 de dezembro, diversas ações de conscientização e mobilização estão programadas para diferentes públicos e locais do município. Na manhã desta quinta-feira (21), o Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann recebeu duas palestras voltadas para profissionais da área e mulheres atendidas pelos serviços da Semas.

Em parceria com a Câmara da Mulher Empreendedora da Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Pinhais (Acipi), a psicanalista Claudia Regina Kluck ministrou a palestra “Quantas mulheres cabem em uma mulher”. Em seguida, a doutora em Serviço Social e professora da PUC/PR, Solange Fernandes, falou sobre a construção dos direitos das mulheres na apresentação “Quem cuida da cuidadora?”.

A diretora do Departamento de Proteção Social Especial da Semas, Micheli Strapasson, abriu oficialmente a campanha, cumprimentando os presentes. “Como é difícil garantir o nosso lugar, a nossa voz, uma garantia que precisa ser realizada todos os dias. Estamos iniciando os 21 dias de ativismo, que começaram ontem com a Consciência Negra, que também é uma luta nacional, pela população negra do nosso país, mas a luta da mulher, ela vem vencendo ciclos. Os ciclos da violência, realmente, precisam ser rompidos e, apesar de toda a nossa luta aqui no município, ainda temos, e eu acredito que ainda vamos ter, casos de violência porque isso faz parte da nossa rotina, apesar de toda a nossa dinâmica, ainda temos que lutar e combater a violência que vivemos, e por isso que pensamos nesse evento para as mulheres do nosso município”, finalizou.

Também estiveram presentes no evento a secretária de Saúde, Adriane Carvalho; a vereadora Jane Carteira; a diretora de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel), Haline Siroti; Sinara Rosana Favaro de Moraes e Thayná da Luz, diretoras da Câmara da Mulher Empreendedora da Acipi; Rosary Zonneveld, representante da Viacredi; e agentes da Guarda Municipal de Pinhais.

Sobre a campanha

Alinhada ao movimento mundial, a campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres” visa conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres. A mobilização anual é empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. Em Pinhais, o Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) é um espaço de atendimento humanizado e tem por objetivo prestar assistência integral a mulheres vítimas de violência doméstica em situação de risco pessoal e social. O equipamento está preparado para atender mulheres vítimas de violência, protegendo-as e orientando-as, na busca da defesa, ampliação e garantia dos direitos das mulheres.

Programação

Como parte da programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres”, nesta sexta-feira (22), a partir das 9h, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) promove um aulão de ginástica para o público em geral no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE).

No sábado (23), a partir das 11h, equipes da prefeitura, em parceria com a Comissão de Estudos sobre Violência de Gênero da OAB/PR (Subseção de São José dos Pinhais) farão orientações jurídicas às mulheres no Parque das Águas.

A programação completa está disponível no site da Prefeitura de Pinhais.