Novo prédio da escola Eglé deve estar pronto para o início do ano letivo de 2025
COM ASSESSORIAS – Quem passa pela região do CAIC, no Jardim Califórnia, pode ver de longe a enorme estrutura construída do novo prédio da Escola Municipal Professora Eglé Cordeiro Machado Pinto. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Obras (SMOP), responsável por acompanhar o andamento da obra, o trabalho está focado em garantir que o prédio possa ser concluído e entregue para o início do ano letivo de 2025. A nova escola Eglé terá 3 mil metros quadrados distribuídos em três pavimentos e faz parte de um amplo projeto de requalificação do Complexo do CAIC, que incluirá a construção de uma academia municipal.
Conforme a SMOP, o prédio da futura escola Eglé já está construído e, no momento, a equipe de construção trabalha nos acabamentos do prédio e, na sequência, será a vez de finalizar a área externa da escola. Pensando em minimizar os impactos para a comunidade escolar local, a logística para a realização de uma obra desse porte previu que somente a partir da entrega da nova escola é que terá início a demolição da antiga estrutura e também o início da construção da academia e outras estruturas que serão administradas pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL).
EDUCAÇÃO E ESPORTE – O projeto de requalificação do Complexo do CAIC foi realizado pela equipe da Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) e visa resgatar a ideia de integração do espaço com a comunidade local: os muros serão derrubados e uma grande praça integrará os espaços de lazer a esporte, além do novo prédio da Escola Eglé. O trabalho em andamento reorganizará o uso dos equipamentos públicos do local intervindo em quase 10mil metros quadrados do terreno.
A nova escola Eglé terá 12 salas de aula e mais 6 salas para atividades extras, como laboratório de ciências, sala de dança, laboratório de artes e matemática e salas multiusos, além de área administrativa e amplo refeitório. A estrutura e linguagem visual da nova unidade seguirá o padrão já planejado para outras novas unidades, com áreas grandes abertas e valorização da iluminação natural nas salas e corredores. Dentro do espaço da unidade educacional haverá uma quadra poliesportiva aberta com arquibancada, um parquinho infantil, um pátio aberto de 450 m² e uma área de jardim com bancos. A arquibancada existente no CAIC será reformada e fará parte do pátio aberto da escola. Na frente da unidade, haverá área exclusiva para embarque e desembarque de carros/vans e ônibus.
No local onde está o prédio atual escola Eglé, haverá a “Academia Municipal Aurélio Douglas Pimentel”, que contará com equipamentos para musculação, sala de avaliação física, sala para atividades em grupo e vestiários. A Academia apresentará uma arquitetura imponente em fachada de vidro que possibilitará a visão da praça externa. Próximo a ela, a quadra coberta existente será reformada. Além disso, a praça local contará com quadra de basquete 3×3; mesas de tênis de mesa, mesinhas de xadrez, além de academias da terceira idade e de calistenia. Haverá ainda um parquinho infantil e desenhos no piso para brincadeiras de crianças.