Ações de enfrentamento e prevenção da dengue são realizadas pela Prefeitura de Pinhais
COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio das equipes do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde de Pinhais, promove diversas ações voltadas ao enfrentamento e à prevenção da dengue. As atividades realizadas integram a Semana Municipal de Combate à Dengue, instituída pela Lei nº 1485/2013.
No último sábado, 23 de novembro, os Agentes de Combate às Endemias aproveitaram para reforçar orientações referentes aos cuidados com a dengue para o público presente nas Unidades de Saúde da Família, por meio de ações pertencentes à Campanha Novembro Azul. Durante a semana, as equipes também realizaram rodas de conversa e palestras em equipamentos públicos da prefeitura.
“O objetivo é sensibilizar, além dos servidores desses setores, a população que frequenta esses locais. Entre os públicos-alvo estão grupos de ginástica, participantes do CRAS, frequentadores do Centro de Convivência do Idoso, grupos de jovens, crianças, gestantes e servidores em geral. Essas ações visam reforçar a importância de manter os cuidados relacionados à água parada, além de divulgar os dados do município sobre os focos e casos de dengue”, explica Priscila Cristiane Bordin, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, do Departamento de Vigilância em Saúde.
Também fez parte da programação a participação de representantes da Prefeitura de Pinhais na Oficina para elaboração do plano de contingência para o Enfrentamento da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, realizado pela 2ª Regional de Saúde, no dia 18 de novembro em Curitiba.
As ações seguem também durante esta semana. “Nesta terça-feira (26), haverá o treinamento para uso de inseticidas promovido pela 2ª Regional de Saúde e na quarta-feira (27), será realizada reunião do Comitê da Dengue, para discutir estratégias de enfrentamento no combate ao Aedes aegypti no município de Pinhais de forma intersetorial”, completa Priscila.
Serviço
Em caso de dúvidas ou denúncias, sobre possíveis focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, envie mensagem via WhatsApp para (41) 98500-3326. O serviço está disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.