Grande Curitiba

Dezembro Vermelho: Prefeitura de Pinhais realiza capacitação com profissionais de saúde

A campanha marca a mobilização nacional para sensibilização sobre medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis
4 de dezembro de 2024 às 11:41
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Em alusão à Campanha Dezembro Vermelho, na terça-feira (3), a Prefeitura de Pinhais promoveu uma capacitação sobre estratégias de prevenção combinada aos profissionais de saúde. Tendo início em 1º de dezembro, Dia Mundial de Luta Contra a Aids, a campanha marca a mobilização nacional para sensibilização sobre medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com Dielli Cristine Bondan dos Reis, da Gerência de Infectologia e Vigilância Epidemiológica, a prevenção combinada associa diferentes estratégias de prevenção ao HIV, em uma perspectiva voltada à saúde integral das pessoas. “A premissa básica é de que a prevenção deve considerar as especificidades dos sujeitos e de seus contextos, as características individuais e o momento de vida de cada pessoa”, destaca.

Nos últimos 10 anos, 938 pessoas foram vinculadas ao serviço de saúde com diagnóstico de HIV em Pinhais. Além do estímulo ao uso de preservativos internos e externos e de gel lubrificante, inclui-se como estratégia de prevenção o tratamento para todas as pessoas que vivem com HIV, além da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP).

O teste de HIV deve ser feito com regularidade e, principalmente, se a pessoa tiver passado por uma situação de risco, como ter feito sexo sem camisinha. Esse procedimento é parte do protocolo da profilaxia pós-exposição de risco ao HIV que deve ser buscada no caso de exposição de risco em até 72 horas. “É muito importante saber se foi infectado pelo HIV. Só assim a pessoa poderá buscar tratamento o quanto antes para não arriscar desenvolver a doença”, ressalta Dielli.

Serviço

Em Pinhais, o teste de HIV, sífilis e das hepatites B e C é disponibilizado gratuitamente por meio do SUS nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Controle de Agravos (CCA) localizado na Rua 15 de Novembro, 92, no bairro Centro.