Dengue: Comitê Municipal de Mobilização se reúne em Pinhais
COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (31), a sede da Secretaria de Saúde de Pinhais recebeu a 1ª reunião do ano do Comitê Municipal de Mobilização contra os mosquitos da família Culicidae. O comitê tem como objetivo discutir de maneira intersetorial ações de combate a esses vetores de doenças de interesse à saúde pública em Pinhais. Cabe destacar que entre os mosquitos da família Culicidae está o Aedes aegypti, vetor transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.
De acordo com a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, o momento é de alerta em todo o país. “O trabalho dos representantes da prefeitura unidos com essa disposição e com uma interface da sociedade civil, por meio da representação de conselhos, é o que precisamos. Até porque a prefeitura sozinha não consegue, mas quando nós envolvemos a sociedade para entender a importância do seu papel neste combate, nós vamos ter mais sucesso, nós vamos ter mais eficiência”, enaltece.
O vice-prefeito de Pinhais, Marcinho, destacou a importância do trabalho conjunto no combate à doença. “Estamos incumbidos de trabalhar unidos e junto com a nossa população lutarmos para extinguir esse mal que não está apenas no nosso município, está no Paraná, no país. Desejo que continuem desempenhando esse papel fundamental para combater a dengue”, ressalta.
“Há toda uma ação integrada que já estamos desenvolvendo há muito tempo e é importante, em função dos últimos dados, principalmente do ano 2024, reforçarmos a necessidade desse papel de cada um nesta representação. Nós sabemos da importância do processo, da articulação das equipes e do processo de comunicação, afinal precisamos sempre reforçar as informações”, afirma a secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho.
Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, agradeceu a disponibilidade dos representantes de cada secretaria municipal em participar da reunião. “Quero agradecer a presença de todos para que possamos dar continuidade às ações do comitê. Nossos agentes têm trabalhado bastante, no município, temos mais focos do que comparação ao mesmo período de 2024, mas estamos com menos casos positivos”, informa.
Também durante o encontro, o biólogo da Semsa, Fabio Teruo Mise, trouxe algumas informações relacionadas ao combate à dengue, apresentou um quadro comparativo entre o ano passado e o início de 2025 e descreveu algumas atividades que a equipe tem realizado.