Grande Curitiba

Prefeita assina ordem de serviço para a revitalização da Rua Marechal Floriano Peixoto

Ato público com os moradores da região marcou o início das obras na via, que liga o Jardim Amélia ao Jardim Karla
14 de abril de 2025 às 18:02
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais anunciou na manhã deste sábado (12) as obras de revitalização da Rua Marechal Floriano Peixoto. A apresentação do projeto foi realizada aos moradores no Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Pinhais, com a presença da prefeita Rosa Maria, secretário de Obras Públicas, Mário Stier, representantes da empresa vencedora da licitação, que executa a obra, e demais autoridades. Importante via do sistema de mobilidade do município, as melhorias de infraestrutura contam com investimentos na ordem de R$ 8 milhões, recursos previstos no programa Avança Pinhais.

As intervenções compreendem toda a extensão da Rua Marechal Floriano Peixoto, desde o início com a Rua Humberto de Alencar Castelo Branco, até ligar à Estrada Ecológica. Com mais de 1,5 km, o trecho conecta os bairros Jardim Amélia ao Jardim Karla. As obras contemplam revisão de drenagem, asfaltamento, sinalização viária, calçadas, ciclovia, iluminação pública em LED e paisagismo. A partir desta segunda-feira (14), a empresa VDL inicia os trabalhos pela etapa de drenagem e terraplanagem. A previsão de entrega é para julho de 2026.

No evento de apresentação da obra, a prefeita Rosa Maria retomou o histórico de diálogos com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), a Copel e o Instituto Água e Terra (IAT), e os estudos da Secretaria Municipal de Urbanismo (Semur). Além disso, destacou a parceria da empresa contratada com as equipes da prefeitura para o que chamou de melhoria gigantesca. “É um investimento pesado nesta região, porque decidimos melhorar a qualidade de vida das pessoas. Sei que vai fazer uma diferença enorme, é uma obra que tem sido aguardada por muito tempo, pois é uma obra de fundamental importância nesse eixo do desenvolvimento da cidade de um modo geral, bem como uma melhoria de mobilidade e de acessibilidade.”, declarou.

A prefeita também ressaltou aos presentes outras obras de infraestrutura viária em andamento, como a Transpinhais e a Rua Humberto de Alencar Castelo Branco. “Obrigada pela confiança, por acreditarem e por serem parceiros, e à Secretaria de Obras que fiscaliza, à VDL que executa, a equipe que projeta, uma mão ajuda a outra e é por isso que esta cidade é um canteiro de obras, uma cidade que se desenvolve muito, a mais sustentável do Brasil, que tem o melhor saneamento do país, a mais transparente do Paraná, ou seja, é essa cidade que nos orgulha demais”, acrescentou.

O secretário de Urbanismo, Emerson Bento, destacou a economia de recursos possibilitada pela transferência de uma área ao município para a execução das melhorias. “As diretrizes projetuais foram elaboradas pelas equipes da Semur e uma linha de postes foi implantada em negociação conjuntamente à Secretaria de Obras, pois era necessário melhorar a distribuição de energia elétrica. Esse novo alinhamento atingia uma área de particular, então nós fizemos algumas tratativas com o proprietário da área e conseguimos economizar em torno de R$ 7 milhões, por meio de uma escritura de transação, na qual prevê um empreendimento futuro. Vamos transferir potencial construtivo, e uma das compensações pela implantação do empreendimento é a transferência da área”, detalhou.

O secretário também destacou as melhorias urbanísticas previstas para a região, como uma ligação ao bairro Pineville e a rotatória já executada juntamente com a duplicação da Rua Humberto de Alencar Castelo Branco. “Por conta desse empreendimento, de indústria limpa e comércio, haverá uma ligação, onde nós exigimos quando da aprovação do loteamento, como medida compensatória da empresa, o projeto de uma ponte e de uma alça de acesso para ligar à Avenida Pineville. Vale destacar essa grande rotatória que contempla a área do loteamento, que foi transferida para o município. E a execução dessa rotatória também ficou por conta do empreendedor”, completou.

Na ocasião, o secretário de Obras Públicas, Mário Stier, também reforçou o compromisso do acompanhamento das obras para a sua rápida finalização. As equipes da Semop farão a fiscalização da empresa, estando presente no dia a dia de trabalhos e à disposição dos moradores para quaisquer suportes necessários durante o período de atividades.

Também estiveram presentes no evento o vice-prefeito Marcinho, as secretárias de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu, e de Governo, Ana Paula Cordeiro Mendes, o secretário de Administração e interino de Planejamento, Finanças e Orçamento, José Luís Xavier Pedroza; e os vereadores Bitoca, Leandro do Zezinho, Paulão e Tiello.