Alunos bolsistas do programa Qualifica Paraná recebem certificação em Pinhais

COM ASSESSORIAS – Na noite da última terça-feira (22), os alunos das duas turmas do curso “Operação de Torno e Centro de Usinagem CNC”, do projeto Qualifica Paraná 2025, receberam o diploma de conclusão. A cerimônia de formatura foi realizada no auditório da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Semde), parceira da iniciativa junto à Secretaria Estadual do Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR) e o Senai/PR.
A capacitação teve 96 horas de carga horária total, com direito à bolsa-auxílio de R$ 1.008,00 oferecida pelo programa do Governo do Estado. Este é o segundo ano em que Pinhais recebe o projeto que tem como objetivo qualificar e capacitar os munícipes para o exercício profissional.
A prefeita Rosa Maria, que estava em outro compromisso de agenda, enviou um vídeo para os alunos, onde declarou: “Eu não poderia deixar de parabenizar cada formando, cada formanda pelo esforço que foi feito para que nesta noite vocês recebessem um certificado fruto de uma boa parceria com o Governo do Estado através do Programa Qualifica Paraná, através do Senai e da nossa Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Muitas pessoas se envolveram para que este curso acontecesse, mas você participante é que fez a diferença. Investir nas pessoas é nossa obrigação e eu tenho certeza que a partir do momento que vocês têm esse certificado do Senai, as portas se abrirão.”
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Ivaldo Sá Barreto Filho, enfatizou a conexão entre formação e emprego: “Cada qualificação entregue aqui representa uma vaga de trabalho esperando por vocês. Nosso município tem cerca de 48 mil pinhaenses empregados, e a demanda por mão de obra é constante”. Ele ainda citou que a secretaria capacitou aproximadamente 2.700 pessoas para o mercado de trabalho em 2024.
Lauro Júnior, representante da SETR/PR, falou sobre a missão de promover dignidade por meio da capacitação. “Quando falamos em qualificação, falamos em levar valores e condições para dentro da nossa casa. Essa união de forças entre prefeitura, estado e Senai transforma vidas”, destacou.
Representando o Senai/PR, Robson Vidal de Avila ressaltou o valor do conhecimento como investimento permanente: “Aproveitem, porque quando é dada uma qualificação, eu digo que é o melhor investimento que se tem. Qualquer bem pode ser retirado de vocês, mas o conhecimento é contínuo”, finalizou.
Renan Cardoso do Amaral, de 30 anos, morador do Jardim Alto Tarumã, contou como o curso ampliou suas oportunidades: “Trabalhava em uma área próxima ao CNC, mas sem qualificação. Agora, posso atuar em funções melhores e com plano de carreira”. Ele elogiou a estrutura do curso e a bolsa-auxílio oferecida: “Ajudou quem precisava conciliar trabalho e estudos”.
Além dos formandos e familiares, também estiveram presentes no evento o vice-prefeito, Marcinho; as vereadoras Miss Preta e professora Haline Siroti; e a diretora de Pesquisa e Qualificação da SETR/PR, Liza Fortes.