Oficina com inscrições abertas valoriza patrimônio cultural de Pinhais

COM ASSESSORIAS – A cultura local de Pinhais será tema do 2.º Patrimônio Vivo, projeto itinerante de oficina que está circulando pelo Paraná. O evento promove uma oficina aberta ao público acima de 16 anos, gratuita, com o objetivo de identificar os destaques culturais da região e produzir uma exposição interativa. As atividades em Pinhais estão com inscrições abertas e vão ocorrer de 5 a 14 de maio, das 13h30 às 17h30.
Para montar um panorama amplo e diverso de cada região, o trabalho vai pesquisar temas como música, gastronomia, dança, artesanato, artes plásticas, prédios históricos, recantos naturais, lendas e personagens locais, entre outros.
Após a oficina, as peças produzidas pelos participantes, como fotos e textos, serão expostas e doadas ao município. O projeto é uma iniciativa da produtora Olaria Cultural, com suporte do Programa Estadual de Fomento e Incentivo à Cultura (Profice), da Secretaria de Estado da Cultura e da Prefeitura Municipal de Pinhais, entre outras que vão receber o curso.
O público-alvo preferencial são educadores, estudantes universitários, agentes culturais, servidores da cultura e da educação e outras pessoas interessadas em patrimônio cultural. A oficina foi organizada pelas pesquisadoras Lia Marchi e Carol Mira, que destacam a importância de manter vivas as tradições culturais locais.
Conteúdo programático
A oficina está organizada em sete módulos, cada um em um encontro. Serão abordados os conceitos gerais; povos, festas e tradições do Paraná; metodologia dos inventários participativos; introdução à linguagem fotográfica e audiovisual; narrativas a partir de imagens e textos – metodologias para contar histórias; desenvolvimento do projeto de exposição – primeira e segunda parte. A programação pode ter alteração, conforme a evolução da turma.
Serviço
As inscrições estão abertas por formulário na internet (clique aqui)
Maiores informações: [email protected] e www.olariacultural.com.br