Grande Curitiba

Lei Orçamentária Anual 2026 é tema de audiência pública em Pinhais

Durante a ação, houve a apresentação das ações realizadas nas áreas apontadas como prioridade pela população por meio do Questionário Permanente do Orçamento
6 de agosto de 2025 às 11:47
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Na noite da última segunda-feira, 4 de agosto, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento (Sepfo) promoveu audiência pública a respeito da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026. O evento, realizado no auditório do Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann, faz parte do orçamento permanente e abre espaço para que a população discuta junto ao poder público quais são as prioridades de investimentos no município.

Destaca-se que a LOA é o instrumento pelo qual é possível prever a arrecadação de receitas e fixar a realização de despesas para o período de um ano. A finalidade do orçamento é cumprir, ano a ano, as etapas do Plano Plurianual (PPA), em consonância com o que foi estabelecido na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

“Considero este um momento necessário, de relevância, onde exercemos o papel da transparência, o papel de demonstrar uma peça fundamental do orçamento, que é a Lei Orçamentária Anual. Nela preconizamos e priorizamos as demandas mais necessárias que a própria população nos aponta. Ao considerar que é também uma forma de planejarmos melhor, estamos aqui hoje para discutir a LOA, e isso é fundamental para o crescimento e desenvolvimento de Pinhais. Temos presenciado uma cidade em pleno desenvolvimento”, afirmou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria.

“Queremos continuar sendo a cidade mais sustentável. Queremos continuar sendo uma cidade transparente. E é por isso que, para além do uso das atribuições legais, é também uma vontade política. Faríamos, mesmo que a legislação não nos exigisse, porque penso que é obrigação de quem está na gestão pública levar ao conhecimento das pessoas o trabalho que fazemos. Estaremos sempre à disposição para discutir e dialogar. Jamais nos furtaremos a discutir qualquer tema”, completou a prefeita.

Durante a audiência, houve a apresentação das ações realizadas nas áreas apontadas como prioridade pela população por meio do Questionário Permanente do Orçamento. Disponível no site da prefeitura, a ferramenta de coleta de sugestões é viabilizada pela Sepfo com o objetivo de dar aos cidadãos a oportunidade de opinar sobre a destinação dos recursos financeiros do município, de registrar opiniões, reclamações e sugestões para cada secretaria, além de avaliar os serviços prestados pela administração municipal.

Também estiveram presentes na audiência pública o vice- prefeito, Marcinho; as secretárias municipais de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; de Meio Ambiente, Rosana Boeira Ilhéu; de Educação, Rosangela Batista Duarte; de Assistência Social, Andrea Franceschini; de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho; o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro; o procurador-geral do município e secretário interino de Segurança e Trânsito, Alfredo Borges Moreno; representantes da Guarda Municipal de Pinhais; o presidente da Câmara Municipal, vereador Anderson Pioco; o presidente da Comissão de Finanças, vereador Leandro do Zezinho; a vereadora Miss Preta e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário e Sargento Almeida.

Serviço

A transmissão completa da audiência está disponível no canal oficial da Prefeitura de Pinhais no Youtube.