Grande Curitiba

Pinhais promove 3ª edição do Seminário Municipal de Educação Integral em Tempo Ampliado

A ação reuniu a participação de 17 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e teve como tema a sustentabilidade como projeto de vida
11 de agosto de 2025 às 11:59
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Entre saberes e ações: sustentabilidade como projeto de vida. Este foi o tema da 3ª edição do Seminário Municipal de Educação Integrada em Tempo Ampliado realizado em Pinhais na última sexta-feira (8). A ação reuniu a participação de 17 municípios da Região Metropolitana de Curitiba e foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), localizado no bairro Weissópolis.

Durante a solenidade de abertura, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou a importância da temática debatida durante a ação. “Quero dizer que nos sentimos honradas e honrados em ser um município que tem a credibilidade de receber pessoas em um espaço para uma discussão muito séria, de forma muito qualitativa. E eu fico muito feliz com o tema sustentabilidade como projeto de vida. Somos a cidade mais sustentável do Brasil, temos feito um trabalho muito forte nessa área e esse é um tema transversal que ele realmente precisa estar presente em todas as discussões. Nós realmente fazemos da educação um instrumento de transformação na vida dessas crianças e dessas famílias. Então, a nossa cidade, realmente, se orgulha muito do trabalho que temos feito e temos a certeza de que teremos ainda muitos desafios pela frente”, afirma.

“Não poderia deixar de expressar minha gratidão a toda a minha equipe, a todos os profissionais e agradecer a todos que trabalharam nos bastidores. Essa troca é fundamental. Buscar experiências bem-sucedidas nos permite dar continuidade e ampliar nossos progressos. E estamos em um processo de progresso, desenvolvimento e crescimento muito significativo no que se refere à educação integral em tempo ampliado. Este é um encontro que vai além da teoria. Priorizamos o desenvolvimento de uma prática pedagógica bem-sucedida, considerando o tempo estendido na escola. Esse tempo maior deve ser muito significativo e expandir o acesso a todos os campos do conhecimento. Precisamos ir além dos muros da escola, envolver a família, a comunidade”, afirmou a secretária de Educação, Rosangela Batista.

Também estiveram presentes na cerimônia de abertura, o vice-prefeito, Marcinho; a secretária municipal de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; o secretário de Administração do Estado do Paraná, Luizão Goulart; o coordenador do curso de pós-graduação em formação científica, educacional e tecnológica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Ehrick Melzer Laviq; a professora e assessora de Sustentabilidade da UTFPR, Tamara Van Kaick. Representando o legislativo municipal, esteve presente o vereador Sargento Almeida.

Durante o evento foram ministradas oficinas com os seguintes temas: receitas saudáveis; alimentos do quintal: Plantas Alimentícias Não Convencionais e a sustentabilidade; museu na educação ambiental; tintas naturais; gerenciamento de resíduos; educação ambiental e cidadã: uma abordagem tecnológica; manualidades no fazer pedagógico; vamos criar: o potencial brincante dos elementos naturais; justiça climática; entre outros.