Grande Curitiba

Registro em tempo real de vacinas aplicadas evita busca por “terceiras” doses em Piraquara

6 de julho de 2021 às 17:19
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Com a chegada de novas vacinas no Brasil nos últimos meses, a partir do fornecimento de doses de outros fabricantes, infelizmente cresceu o número de casos de pessoas que buscam uma possível terceira dose da vacina contra a COVID-19. Uma prática que pode ser perigosa, que atrasa o avanço da vacinação e tira a possibilidade de mais pessoas serem vacinadas.

Em Piraquara, essa possibilidade é inibida a partir da centralização da vacinação no Complexo Administrativo Vila da Cidadania e o registro em tempo real das doses aplicadas, no Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações: SIPNI. No ato de vacinação, os dados das pessoas são inseridos na plataforma de controle e caso seja identificada alguma inconsistência a partir do CPF, a vacina não é aplicada.

O registro online também identifica pessoas que tomaram a primeira dose em outro município e eventualmente querem completar o esquema vacinal em Piraquara. Números desta terça-feira, dia 06 de julho, informam que Piraquara já fez a aplicação de 39216 primeiras doses, o que corresponde a 94,9% das vacinas fornecidas ao município para essa finalidade, além de 8.227 segundas doses e 934 doses únicas, totalizando 48377 doses aplicados.

Lembrando que burlar o sistema de vacinação além de ser imoral gera responsabilização dos envolvidos. O município trabalha com as doses fornecidas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde. Até o momento já foram utilizados em Piraquara as doses da AstraZeneca/Fiocruz/Universidade de Oxford, CoronaVac/Instituto Butantan, Pfizer/BioNtech e Janssen/Johnson & Johnson.

CRONOGRAMA DA SEMANA

Terça-feira – 06/07 – Hora: 09h às 15h

POPULAÇÃO GERAL DE 42 ANOS OU MAIS

Quinta-feira – 08/07 – Hora: 09h às 15h

POPULAÇÃO GERAL DE 41 ANOS OU MAIS

Sexta-feira – 09/07 – Hora: 09h às 15h

POPULAÇÃO GERAL DE 40 ANOS OU MAIS

Sábado – 10/07 – Hora: 08h às 12h

SEGUNDA DOSE ASTRAZENECA