Grande Curitiba

Bebê engasgada com leite materno é salva por policiais militares em Piraquara (PR)

A mãe da criança contou que a menina se afogou após a amamentação e, em pouco tempo, já estava com uma coloração azulada e desacordada
21 de julho de 2021 às 15:25
(Foto: Reprodução/internet)

Uma bebê, de pouco mais de um mês de vida, que havia se engasgado com leite materno, foi salva por soldados da Polícia Militar do Paraná (PMPR) nesta terça-feira (20). A situação foi registrada em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. A pequena Thayná Alves dos Santos foi levada para o hospital e está estável, em observação.

De acordo com a Polícia Militar, os soldados Christopher Druciak e Paulo Henrique Martins de Freitas estavam em patrulhamento quando foram abordados por populares, que pediam ajuda. De carro, a família de Thayná veio ao encontro dos policiais que, percebendo a gravidade da situação, agiram rápido para desobstruir as vias aéreas da bebê.

A mãe da criança contou que a menina se afogou após a amamentação e, em pouco tempo, já estava com uma coloração azulada e desacordada. Ao passar pela viatura, a mãe desceu do carro com a filha no colo, pedindo socorro.

“Quando fomos abordados por essa família, a mãe em um pedido de socorro, em um ato de desespero vem em direção a mim e entrega a sua filha na esperança de receber a ajuda que precisava. De forma técnica e até um pouco instintiva peguei a pequena nos braços, procurei um local seguro para fazer o procedimento e assim que fiz a manobra ela já voltou a respirar”, explicou o soldado Druciak.

Após o primeiro atendimento, os policiais perceberam a necessidade de levar a criança até uma unidade de saúde. Enquanto o soldado Druciak continuou com a técnica de desobstrução das vias áreas, o soldado Martins assumiu a direção da viatura e seguiu para o hospital, pois o local era um pouco distante para aguardar a chegada da ambulância.

“Durante o deslocamento a criança entrou novamente em parada respiratória, iniciei novos procedimentos de primeiros socorros e logo ela voltou a respirar novamente. Nesse momento senti um alívio, enquanto o soldado Martins dirigia e tentava acalmar a mãe”, explicou o soldado Druciak.

Logo em seguida, os policiais chegaram na unidade de saúde e entregaram a criança à equipe médica, onde ela permaneceu em observação até ficar estável e receber alta. “É uma sensação única, diferente de outras ações que a gente tem da Polícia Militar, salvar a vida de uma criança de apenas um mês e quatro dias é uma sensação de dever cumprido”, complementou o soldado Martins.

Preparo da PM

O atendimento dos policiais militares se deu pelo preparo profissional feito durante o período de formação na Polícia Militar. O soldado Druciak explica que é essencial possuir habilidades de primeiros socorros para dar suporte às pessoas em momentos de emergência.

“Durante o curso de formação de soldados nós temos instruções sobre isso, mas quando a gente está na situação e temos que aplicar essas técnicas, eu nunca tinha passado por isso, é uma sensação única de poder salvar essa vida e saber que conseguimos dar esse apoio para essa família”, finalizou o soldado Druciak.

Fonte: Ricmais

https://ricmais.com.br/noticias/seguranca/bebe-engasgada-com-leite-materno-e-salva-por-policiais-militares-em-piraquara-pr-veja-o-video/