Grande Curitiba

Piraquara realizou XIV Conferência Municipal de Saúde

30 de novembro de 2022 às 17:57
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – No ultimo sábado, 26 de novembro, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde, realizou a XIV Conferência Municipal de Saúde. A ação teve como objetivo discutir, avaliar e apresentar diretrizes para subsidiar o Plano Municipal de Saúde, além de elaborar propostas que serão encaminhadas a Conferência Estadual de Saúde.

O encontro, realizado no Auditório da Vila da Cidadania, teve como tema “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Durante todo o dia foram realizadas palestras, discussões, trabalhos em grupo para o aprofundamento das discussões temáticas, entre outras atividades.

De acordo com Rosângela A. Valentin Paula, Membro da Comissão Organizadora, “A conferência analisou propostas em diversas áreas, recebeu várias sugestões dos usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviços e proposituras para o fortalecimento do SUS no município”, conclui.

Além disso, na ocasião foi realizada a eleição das entidades para compor o Conselho Municipal de Saúde e a escolha dos delegados para a conferência estadual. Os nomes escolhidos foram: Francisca Barros da Silva, Helio Alves Matias, Neivo João Bertuzzi, Carla Menghini, Silmara Conceição Ribas, Iria Gonçalves Lopes, Sonia Henriques de Oliveira, Lizandra Clediele Rosa, Luiz Brandão Bastos, Roseli do Rocio Sampaio dos Santos, Tamires Gabriele Braga dos Santos de Freitas, Lourdes Frohlick Kolling, Elio Moreira Santos, Gleisson Robson da Silva Ferreira, Osnei Fernandes Machado, Paulo Roberto Alves de Oliveira, José Vitor Molin, Marleci de Oliveira Pontes, Josiane de Freitas, Andrea Sperka, Julia Feldmann Uhry Reis, Louise Blanck Abbud, Luciana Muhlenhoff Cardoso, Jacira Aparecida Alves, Maristella Zanella, Janaina de Vasconcelos, Alessandra Cordeiro Stabach Chemin, Sandra Alves Cavalcante, Fernanda Daher Sabatin Machado, Evelyn Celestina Martins, Rosângela Aparecida Valentin Paula e Alice Costa Silva.

Compuseram a mesa de abertura o Vice-Prefeito de Piraquara, Olivério Saraiva – Rivas, a Secretária Municipal de Saúde Mariana Zanella, a Presidente do COMUSP, Sandra Alves Cavalcante, o Vice-Presidente, Neivo Bertuzzi, além do vereador Marcelinho representando a Câmara Municipal de Piraquara.