Grande Curitiba

Piraquara inicia a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19

27 de fevereiro de 2023 às 11:39

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Saúde, inicia nesta semana a aplicação da vacina bivalente contra Covid-19. A campanha será realizada por fases, obedecendo a ordem dos grupos prioritários definida pelo Ministério da Saúde.

A vacina Bivalente é uma versão atualizada do imunizante, e prevê imunizar contra o Coronavírus original e as variantes Ômicron com suas sublinhagens, melhorando a proteção da população.

É importante ressaltar que para que seja aplicada a dose bivalente, é necessário ter pelo menos duas doses da vacina tradicional, que segue sendo aplicada nas Unidades de Saúde do município, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h45.

Durante a semana, a vacina será aplicada em pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI), e nos indígenas da Aldeia Araçaí. Já no próximo sábado, dia 04 de março, a campanha abre para a vacinação dos Idosos com idade acima de 75 anos e Imunossuprimidos com solicitação médica com CID e nome do agravo ou exames comprovando.

Para a aplicação da vacina Bivalente, são considerados agravos imunossuprimidos: pessoas transplantadas; pessoas vivendo com HIV; pessoas com neoplasias hematológicas; pessoas com imunodeficiências primárias; pessoas com doença renal crônica em hemodiálise; pessoas em uso de imunossupressores; pessoas com doenças inflamatórias imunomediadas em atividade e em uso de corticoides; pacientes oncológicos que realizaram quimioterapia ou radioterapia nos últimos meses.

A vacinação será realizada em três pontos do município: Unidade Flávio Cini, no bairro Jardim Primavera, Unidade Nanci Terezinha, na Vila Ipanema e Unidade Carlos Jess (Caiçara), no bairro Guarituba. É importante estar portando a carteirinha de vacinação, um documento com foto, CPF, cartão SUS e comprovante de residência para tomar a vacina.

Confira o calendário de vacinação:

– Idosos com 75 anos ou mais; Imunossuprimos com orientação médica:

Data: Sábado, dia 04 de março
Horário: 9h às 16h
Local: UBS Flávio Cini; UBS Carlos Jess (Caiçara); UBS Nanci Terezinha.