Grande Curitiba

Instituto Pegaí disponibiliza 6 mil exemplares de ‘A Turma do Rock’

De forma leve, livro trata de questões próximas à realidade dos adolescentes, como o encaixe em padrões e a diversidade
1 de junho de 2021 às 12:09
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Inspirada na biografia das grandes bandas de rock, que no início de carreira tem seus integrantes muitas vezes vistos como ‘fora do padrão’, a escritora Miriam N. Dohrn criou a obra infanto-juvenil ‘A Turma do Rock’, que chega agora às estantes do Instituto Pegaí Leitura Grátis. Com os direitos cedidos para uma tiragem especial, foram impressos seis mil exemplares do livro para disponibilização em Ponta Grossa e outras 14 cidades paranaenses.

“Formatei a trama para uma história curta e fiz ilustrações para a abertura dos capítulos. A ideia é despertar nestes jovens, aos poucos, o gosto pela leitura, a partir de textos mais enxutos, com ilustrações e temas mais próximos da realidade deles”, conta Miriam, que é também jornalista e mestre em Design. Em ‘A Turma do Rock’, os personagens têm características e modos de ser muito peculiares. Desde jovens introspectivos a desinibidos, adultos ranzinzas ou legais, com conflitos ou segredos, esquisitões ou não, todos compõem uma trama super divertida.

Os livros foram impressos com patrocínio da Quiver Soluções, Finer Soluções Web, BO Paper Brasil Indústria de Papéis (que doou o papel usado no miolo) e Papirus Indústria de Papel (que doou o papel cartão da capa). Outra importante fonte de recursos para a impressão da obra foram os cupons fiscais doados para a campanha ‘Transforme seu cupom sem CPF em Leitura’, com arrecadação por meio do Programa Nota Paraná.

Identificação

Lucky, Luana, Paulo e Sandro, os protagonistas de ‘A Turma do Rock’ tem características muito diversas, assim como na realidade. “Na trama, os personagens são vistos como fora do padrão por serem diferentes. Mas diferentes do quê? Nesta fase da vida, os jovens costumam estar em busca de aceitação do grupo de referência e, para isso, procuram seguir os padrões ditados por este, agindo todos de uma mesma forma, vestindo-se no mesmo estilo, este tipo de comportamento. Porém, os adolescentes deste livro não se encaixam em perfis padronizados. Cada um contribui com a sua diversidade”, explica a escritora.

Acervo em ampliação

Este é o terceiro livro impresso pelo Instituto Pegaí em 2021, que tem a meta de chegar a cinco tiragens especiais até o final do ano para ampliação constante do acervo. Os exemplares são disponibilizados em 67 estantes espalhadas por Ponta Grossa e outras 14 cidades paranaenses, além do projeto Alimentando Mentes, um dos braços do Instituto Pegaí que acrescenta livros aos kits de alimentos distribuídos por escolas, igrejas e instituições.

“Fiquei encantada com a proposta do Pegaí de disponibilizar os livros em pontos pouco convencionais – fora de bibliotecas – para as pessoas poderem levar, ler e devolver”, revela Miriam. Assim que soube que poderia ceder os direitos autorais para que o Pegaí realizasse a impressão de uma tiragem própria, ela logo submeteu a obra ao Conselho Editorial do Instituto. “Fiquei muito feliz ao ser selecionada e poder contribuir com essa missão tão linda de incentivar a leitura. Poder fazer parte deste projeto é uma imensa honra. O Pegaí é tão incrível que deveria ser implementado em todo o país”, destaca a escritora.

Encontre A Turma do Rock

Os livros já estão disponíveis nas estantes do Pegaí, porém, algumas delas ainda se encontram fechadas por conta das medidas de segurança sanitária. Para saber onde encontrar uma estante e sua situação atual, acesse www.pegai.info/estantes-pegai.