Grande Curitiba

Deputada Aline Sleutjes se empenha para trazer a Ponta Grossa a ESA

21 de julho de 2021 às 19:06
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A vice-líder do Governo, Deputada Aline Sleutjes, solicitou reunião no dia 14, com o presidente da Empresa de Pesquisa Brasileira (EMBRAPA), Celso Moretti, a fim de verificar como estão os encaminhamentos da Escola de Sargentos das Armas (ESA) ao município de Ponta Grossa (PR). A parlamentar junto a prefeitura, governo do Estado e a comunidade de Ponta Grossa abraçaram essa iniciativa desde o início, quando solicitou ao então Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, que a nova ESA fosse instalada no município.

Na audiência, Moretti demonstrou interesse e disse que está aguardando apenas a designação de um comunicado oficial do Exército para dar andamento no processo de permuta e compensações para ceder o terreno da EMBRAPA em Ponta Grossa para ESA, e se instalar em Palmeira, num terreno oferecido pelo estado do Paraná à Empresa de Pesquisa.

Empenhada em ajudar a vice-líder do Governo tem realizado reuniões,  enviado ofícios,  ligado e trabalhado para que este grande sonho aconteça. “Hoje venho conversar com o Sr. Presidente Moretti para verificar no que mais posso ser útil,  para realizarmos esse sonho de Ponta Grossa e  do Paraná. É um município que dispõe de total estrutura para receber os militares e suas famílias, composto por universidades, escolas, cursos, saúde de qualidade, comércios, atrativos para lazer com parques, shopping e muitas outras atividades, aeroporto, área industrial ”, defendeu a parlamentar.

Devido a EMBRAPA não precisar de todo o terreno de Ponta Grossa, o presidente não vê empecilhos para essa troca, inclusive acha apropriada para a Escola. “Fiquei impressionado com o projeto apresentado pela prefeitura de Ponta Grossa para instalação da ESA, muito bem estruturado e organizado, pensaram em tudo. Existe uma área excelente, inclusive do ponto de vista técnico de solo, clima, altitude e espaço ”, destacou Moretti.

O território da EMBRAPA, em Ponta Grossa, é maior do que a área da Fazenda Baronesa, em Palmeira, o que representa aproximadamente R$ 300 milhões de diferença. Mas o presidente Moretti acredita, que uma compensação resolve o problema. “O exército poderia nos apoiar em eventuais obras que nós precisamos fazer, uma vez que eles dispõem de um batalhão de engenharia. Na questão de equipamentos e informatização o Estado também pode nos ajudar. Outra forma poderiam compensar com a própria Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS), pois temos uma fábrica de sementes que é bem importante pra região para se fazer experimentação agrícola”, sugeriu Moretti.

Segundo o presidente da EMBRAPA, a área que está sendo colocada em Palmeira atende às necessidades da Instituição para desenvolver os trabalhos, mas fez uma solicitação: “Tem uma pequena área dentro da fazenda modelo onde trabalhamos as espécies florestais e na negociação gostaríamos de mantê-la, uma vez que não queremos perder o patrimônio genético dos estudos que estão em andamento”, disse Moretti.

A vice-líder do Governo se comprometeu em levar  todas as sugestões propostas ao Exército já na primeira semana de agosto. “Estou lutando pelos Campos Gerais, bem como pelo Paraná,  devido a importância deste investimento. Precisamos pensar no que é melhor para o Estado, e se o Comando já disse que a única oportunidade do estado é Ponta Grossa, vamos trabalhar com todas as energias para que este projeto se concretize lá, uma pena alguns deputados estarem dividindo forças em relação a levar a ESA para Londrina , sendo que a Embrapa e o Comando já demonstraram inviabilidade e falta de interesse , devido não cumprir os requisitos necessários”, ressaltou Aline Sleutjes.