Grande Curitiba

Congresso de Educação segue até esta terça com atividades online

Evento realizado pela Prefeitura ouve especialistas em Educação para apoiar os profissionais do município frente aos novos desafios da área
13 de setembro de 2021 às 19:46

COM ASSESSORIAS – O oitavo Congresso de Educação de Ponta Grossa, que começou na última quarta-feira (08), segue com diversas atividades online, totalmente gratuitas e de acesso livre, até esta terça-feira (14). O evento é realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação. Profissionais do município e região estão discutindo resultados e estratégias de ação para o momento vivido pela área, sob o tema ‘Os desafios da escola e o renascer da educação para um novo tempo’.

A programação segue até esta terça-feira (14) com a realização de novas palestras de especialistas na área, mediadas por professores da rede municipal de ensino. Para esta terça e quarta estão previstos ainda debates sobre Competências emocionais, avaliação, violência doméstica contra crianças e adolescentes, além de reflexões sobre o processo de alfabetização e leitura.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que a formação de professores é uma política permanente no município, desde 2013. “Mais uma vez a educação de Ponta Grossa se reinventa. Está sendo uma grande oportunidade para discutir todos esses desafios que estão sendo enfrentados e também os próximos. Nossos professores estão buscando soluções criativas e que superem as expectativas da sociedade, atendendo as principais demandas de nossos alunos”, observa.

Conforme a secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, o congresso está sendo de grande relevância para que os profissionais avaliem o período recente e projetem a sua atuação para os próximos desafios. “São discussões extremamente ricas e relevantes para o nosso dia a dia da Educação. Os congressos sempre tiveram um papel essencial na evolução do nosso pensamento enquanto profissionais e no incentivo à criação de soluções criativas e inovadoras. No contexto da pandemia, ele tem um peso muito relevante para a nossa rede e para todos que estão participando”, comenta Simone.

A Universidade Estadual de Ponta Grossa está prestando um apoio decisivo para a transmissão das atividades, por meio do seu Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância (Nutead), ampliando também, com sua rede, a divulgação e acesso ao evento. “A pandemia não faz com que a gente pare quando temos vontade de construir coisas novas, de transformar a nossa sociedade e de continuar discutindo Educação”, observa o reitor da UEPG, professor Miguel Sanches Neto.

Acesso livre

Todas as palestras são ao vivo pela plataforma de livre acesso do Youtube, por meio dos canais do Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e a Distância da UEPG (youtube.com/uepgnutead) e do Núcleo de Formação, Avaliação e Tecnologia Educacional dos Profissionais da Educação da SME (youtube.com/nufatpontagrossa). Todos os conteúdos permanecem à disposição para acesso e consulta. A participação com vistas à certificação, no entanto, deve ser realizada até este dia 14 (terça-feira).

Programação:

Dia 13/09 (noite):

19 horas

Prof. Dr. Celso Vasconcellos

Avaliação como renascimento: Contribuições da epistemologia dialética

Dia 14/09:

13h30

Simone Sanson e Silva

O ambiente educativo na proteção de crianças diante da violência doméstica

19 horas

Prof Dra Esméria de Lourdes Saveli

Por uma pedagogia do letramento: Reflexões sobre a alfabetização e a leitura na escola