Grande Curitiba

Ponta Grossa mantém adicional de insalubridade por Covid, e profissionais de saúde encerram estado de greve

Acordo foi feito na sexta (17); adicional será pago até dezembro deste ano. Segundo prefeitura, decisão é para valorizar profissionais e ajudar categoria a se organizar
20 de setembro de 2021 às 18:26

A Prefeitura de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, decidiu manter o pagamento do adicional de insalubridade da Covid-19 para os profissionais de saúde do município. Por conta da decisão, a categoria encerrou o estado de greve, na sexta-feira (17).

No acordo, as partes acertaram que a compensação será mantida até dezembro deste ano.

Conforme a prefeitura, a decisão acontece como forma de valorização dos profissionais e para que a categoria possa se organizar com o fim do pagamento. O adicional chega a 40% do salário dos servidores.

O adicional

No dia 6 deste mês, os profissionais anunciaram paralisações da atividade depois da prefeitura suspender o pagamento da compensação a partir dos vencimentos de agosto.

A compensação era paga desde agosto de 2020, com retroativo a partir de abril do ano passado, a 1.800 servidores da saúde com atuação na linha de frente da pandemia.

Antes do novo acordo entre as partes, julho havia sido o último mês de pagamento do adicional à categoria. O corte pegou os profissionais de surpresa, pois, conforme admitido pelo município, não havia sido feito aviso oficial.

À época, a prefeitura informou que a decisão de suspender o pagamento a partir de setembro ocorreu porque todos os servidores municipais da saúde receberam as duas doses da vacina contra a Covid, além da aquisição de novos equipamentos com mais proteção.

Segundo a prefeitura, de acordo com dados disponibilizados, o pagamento da compensação representava R$ 387 mil por mês.

Fonte: G1