Grande Curitiba

Treme Terra Race tem inscrições esgotadas

Vinte dias depois do lançamento, o evento inédito para a Região dos Campos Gerais, tem inscrições esgotadas. Preparativos seguem para a recepção e quase mil atletas na primeira corrida com obstáculos de Ponta Grossa
10 de outubro de 2021 às 13:11

COM ASSESSORIAS – Dois meses antes do Treme Terra Race, as inscrições estão esgotadas. A primeira corrida com obstáculos da Região dos Campos Gerais, acontecerá no dia 28 de novembro em Ponta Grossa. O palco será no Recanto Botuquara, um dos mais tradicionais atrativos turísticos do Distrito de Itaiacoca, área rural de Ponta Grossa, que fica cerca de 100 quilômetros da capital Curitiba. “A procura foi bastante intensa por atletas de outros estados do Brasil, temos inscrições confirmadas, inclusive, do Mato Grosso e as inscrições foram esgotadas muito antes do esperado, cerca de 20 dias após o lançamento do evento”, adianta Alexyan Cavali, proprietário da Cavali Pró Eventos, empresa organizadora da primeira corrida de obstáculos que será realizada em Ponta Grossa, no dia 28 de novembro.

Agora, segundo os organizadores, o foco está nos preparativos finais e na recepção dos atletas. “Além de trazer um evento inédito, vamos garantir uma prova de alto nível tanto pra quem vem focado na superação e na competição, quanto pra quem vai enfrentar o desafio por pura diversão, o mais importante é que a organização atenda todas as necessidades e supere as expectativas dos atletas!, enfatiza Kleber Cavali, também da organização.

Para Alexyan, com esse resultado inesperado, já é possível projetar, o mais breve possível, a segunda competição da modalidade em Ponta Grossa. “O Treme Terra Race já teve oito competições sempre em terras catarinenses, e pela primeira vez estamos trazendo a realização para o Paraná, e já estamos pensando em datas e locais para o segundo evento, por conta do sucesso no resultado já desde o início e por identificarmos uma demanda forte para este tipo de esporte aqui em Ponta Grossa”, detalha.

O Treme Terra Race trará aos atletas corrida de cinco quilômetros com cerca de 20 obstáculos e nas categorias competição e diversão, em que os atletas puderam definir no ato da inscrição. O evento vai movimentar cerca de mil atletas e tem apoio da Lei de Incentivo a Eventos Geradores de Fluxo Turístico de Ponta Grossa.

De acordo com Denise Martins, o empenho da organização do Treme Terra Race também ocorre no sentido de garantir aos atletas e turistas uma recepção diferenciada na cidade. “Pra isso, temos parcerias firmadas, com hotéis, rede gastronômica e ainda com empresas que promovem o turismo receptivo, para garantir que os atletas que vem de outras cidades, podem, inclusive, trazer amigos e familiares para aproveitarem mais tempo aqui na cidade, para conhecer, além das belas paisagens que o Treme Terra Race vai proporcionar, atrativos turísticos, gastronomia peculiar aqui da região”, enfatiza.

A corrida de obstáculos é inspirada em modelos de treinamentos militares, prova que exige grande resistência, força, coordenação motora e explosão muscular, pois apresenta desafios muito superiores às corridas normais. O atleta precisa cruzar barreiras de água, escalar paredões e cordas, rastejar por baixo de arame farpado e correr na lama, toda essa adrenalina ainda sendo cronometrada.

Turismo e lazer

A prova será realizada no Recanto Botuquara que é uma área de lazer situada numa das mais belas regiões de Ponta Grossa, no Distrito Rural de Itaiacoca, e fica próximo a outros atrativos turísticos do Distrito de Itaiacoca, como o Capão da Onça, o Buraco do Padre e Fenda da Freira, a Cachoeira da Mariquinha, Furnas Gêmeas e Furna Grande localizadas no atrativo Refúgio das Curucacas que oferecem um grande espetáculo da natureza. “As empresas parceiras, que promovem o turismo receptivo na região dos Campos Gerais, estão realizando roteiros conforme o tempo e o gosto de cada turista, que está programando permanecer na cidade por mais tempo, e há muitas opções de cachoeiras, a gastronomia local diferenciada, com o prato típico da cidade que é o alcatra no espeto, por exemplo”, descreve a turismóloga Karen Kobilarz. Segundo ela, além das parcerias com empresas de turismo, o evento Treme Terra Race conta com apoio de um hotel, que oferece descontos exclusivos para os participantes da corrida.

Outra opção de lazer, pra quem gosta de experimentar novos sabores, ainda no período do Treme Terra Race estará acontecendo em Ponta Grossa e região, o Circuito Gastronômico dos Campos Gerais. “Serão várias opções para os atletas que trouxerem amigos e familiares para curtir o fim de semana na região, para conhecer e apreciar a gastronomia regional”, enfatiza Karen.

Ponta Grossa também conta com vários outros atrativos turísticos, de fácil acesso e próximos ao local do evento, como Parque Estadual de Vila Velha e ainda, outra sugestão é que os turistas conheçam a Rota da Cerveja, já que Ponta Grossa é referência na produção de cervejas artesanais e tem roteiro para quem gosta de provar sabores diferentes e quer conhecer a produção das microcervejarias, que é totalmente artesanal na cidade. Já no município vizinho, a cerca de 20 km de Ponta Grossa, fica o Parque Histórico de Carambeí, o maior museu a céu aberto do País. A cidade também é referência, e muito visitada, pela produção de dezenas de sabores de tortas artesanais, já que o município tem grande influência da imigração holandesa e desenvolveu a partir dessa cultura o potencial gastronômico e turístico.