Grande Curitiba

Secretaria de Agricultura sedia reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa (CONSEA/PG)

Comissão eleitoral foi formada e pleito acontecerá em até 45 dias
22 de outubro de 2021 às 18:00

Secretaria de Agricultura sedia reunião do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa (CONSEA/PG)

Comissão eleitoral foi formada e pleito acontecerá em até 45 dias

por Assessoria

O Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Ponta Grossa (Consea/PG) realizou nesta quinta-feira (21), uma reunião na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA). Entre os assuntos debatidos no encontro, a formação de uma Comissão Eleitoral, considerando que a eleição da diretoria da entidade que deverá acontecer nos próximos 45 dias.

Primeiramente foram apresentados os novos conselheiros indicados pelas entidades da sociedade civil organizada e da esfera governamental. Foram discutidas definições sobre as estruturas do CONSEA/PG, bem como foi realizada a constituição da Comissão Eleitoral. De acordo com o atual presidente, Leandro Soares Machado, nos próximos 15 dias a Comissão apresentará o Regimento da eleição e mais 30 dias para a realização do pleito que escolherá os membros da diretoria entre as 15 entidades participantes. “O CONSEA/PG iniciou seus trabalhos em 2014, com a ideia de uma maior participação e acompanhamento da sociedade nas políticas públicas relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional, em Ponta Grossa”, explica.

O secretário de Agricultura, Bruno Costa, se colocou à disposição do CONSEA/PG disse que trabalhar com a segurança alimentar é um objetivo estrutural da SMAPA, voltada para a Agricultura Familiar, não apenas em iniciativas já executadas, mas também em novos projetos. “Para os novos projetos, serão muito importantes as orientações do CONSEA/PG. Em virtude disso, nos colocamos à disposição para discutirmos as melhores maneiras de garantirmos a segurança alimentar, através do incentivo do pequeno produtor”, disse Costa.

De acordo com o decreto municipal 19.445 de 2021, representam a sociedade civil a Cooperativa Camponesa de Produção Agroecológica (COOPERAS), a Associação de Moradores Colônia Sutil e Amigos do Distrito de Santa Cruz (COLÔNIA SUTIL), a União Brasileira das Mulheres (UBM), as Faculdades Integradas dos Campos Gerais (CESCAGE), a Associação dos Produtores Hortifrutigranjeiros de Ponta Grossa (ASPHPG), Movimento Popular de Saúde (MOPS), a Federação Brasileira de Direitos Humanos (FBDH). Além disso, representam o segmento governamental a Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária e Abastecimento (SMAPA), a Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), a Secretaria Municipal de Educação (SME), a Fundação de Assistência Social de Ponta Grossa (FASPG) e a Fundação Municipal de Saúde (FMS).