Grande Curitiba

Aplicativo da Prefeitura de PG facilita acesso a serviços

Oxy Cidadão disponibiliza ferramentas para agilizar o atendimento ao munícipe
1 de abril de 2022 às 18:07

COM ASSESSORIAS – Praticidade e comodidade para o munícipe, nos serviços da Prefeitura de Ponta Grossa, na palma da mão, com o aplicativo Oxy Cidadão, que facilita ao cidadão acesso às informações do Portal do Contribuinte. Pela ferramenta é possível emitir certidões negativas, consultar processos em andamento, acessar informações tributárias sobre cadastro imobiliário e IPTU e até gerar guia para pagamento de alguns tributos.

Com o aplicativo Oxy Cidadão, o contribuinte pode regularizar débitos, tirar certidões e abrir protocolos, sem que haja a necessidade de ir até o Paço Municipal. Além disso, é possível consultar a situação de empresas, acompanhar processos licitatórios e gerenciar imóveis. O aplicativo Oxy Cidadão está disponível para download gratuito nas principais lojas de aplicativos para smartphones e solicita realização de um cadastro simples para uso, com CPF e senha.

Grokoviski aponta que o aplicativo visa esse atendimento direto ao cidadão, sem necessitar que o munícipe tenha que realizar agendamento ou ficar na fila, mas sim resolver suas demandas sem sair de sua casa ou sair do seu escritório, de maneira fácil e rápida. “Tudo isso através do celular, então, muitas vezes o cidadão esquece ou não sabe que está devendo para o município, o aplicativo se programado, tem a opção de avisar o contribuinte que uma parcela do seu IPTU que está para vencer, como também obter o código de barra naquela parcela atrasada e fazer o seu pagamento bancário através da internet”, ilustra o secretário.

De acordo com a desenvolvedora do aplicativo Elotech, dos 5.570 municípios brasileiros, apenas 43 cidades dispõem de um sistema 100% digital para acompanhar assuntos de interesse do Município e do cidadão.

App permite que população solicite melhorias

Entre as funções do Oxy Cidadão, Grokoviski destaca ainda que é possível abrir protocolos de solicitações de serviços, desde tapa-buracos até acompanhamento de solicitações feitas junto às Secretarias. “Essa função é semelhante ao que já faz o 156, que é o canal oficial da Prefeitura para que a população possa abrir protocolos de denúncia ou reclamação. É possível solicitar melhorias nas condições de uma rua, lombadas, limpeza de áreas públicas, análise de projetos, vistorias, passe-livre, absolutamente tudo. Os pedidos são encaminhados diretamente ao setor correspondente, isso confere maior agilidade aos processos”, finaliza.