Grande Curitiba

Deputada Mabel Canto fala sobre a falta gestão na saúde de Ponta Grossa

18 de maio de 2022 às 11:40
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A deputada estadual Mabel Canto (PSDB) falou nesta terça-feira, dia 17, na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), sobre a situação atual da saúde pública no município de Ponta Grossa. Segundo Mabel, há falta de gestão na área da saúde que deveria ser prioridade da administração municipal. A Prefeitura já fechou o Pronto Atendimento Infantil (PAI,) no antigo Hospital da Criança, o Pronto Socorro Municipal, e recentemente, transformou a Unidade Básica de Saúde Sady Macedo Silveira, recém inaugurada, em Centro de Atendimento da Criança, prejudicando em torno de 10 mil pessoas do bairro de Olarias que eram atendidos na UBS.

A deputada destacou que a Secretaria Estadual de Saúde (SESA) destinou R$ 750 mil para a construção da UBS. Mabel questionou por meio de requerimento se a Secretaria autorizou a instalação do Centro de Atendimento no lugar da unidade, pois de acordo com sua resolução nº 806/2017, o desvio de finalidade do convênio entre a Sesa e a prefeitura viola disposições contratuais e legais, já que o recurso foi destinado para construção de uma unidade básica de saúde.

Mabel ainda ressalta que um novo PAI poderia ser aberto no imóvel da prefeitura onde funcionava o antigo Pronto Atendimento, ao lado do extinto Pronto Socorro. Atualmente, o local é utilizado pelo Hemonúcleo desde que sua sede passou por reforma, que já está concluída, mas que ainda não foi entregue pelo Governo do Estado. Mabel explica que assim não haveria a necessidade do fechamento da UBS Sady Macedo, que continuaria atendendo a população de Olarias.

Para Mabel, o fechamento de uma porta para abrir outra é falta de planejamento. “O que está faltando é gestão, principalmente na área da saúde que deve ser prioridade. Essa mesma gestão fechou o PAI no antigo Hospital da Criança, e hoje, vemos muitas crianças aguardando até 8 horas para serem atendidas na UPA Santa Paula, que precisou assumir essa demanda. Agora, fecham a UBS para tentar remediar a situação dos atendimentos das crianças, mas prejudicam a população da comunidade de Olarias. Precisamos ter responsabilidade no atendimento à população”, disse a deputada.