Grande Curitiba

Prefeitura disponibiliza salas de aleitamento em cinco locais do Município

Espaços disponibilizam orientações, acompanhamento das mães e tratamento de pequenas lesões mamárias através do uso de laserterapia
5 de agosto de 2022 às 15:12

COM ASSESSORIAS – Orientar e prestar o atendimento para mães que encontram dificuldades na amamentação. Este é o trabalho desenvolvido nas salas de aleitamento no Município, espaços que disponibilizam orientações e o tratamento de lesões mamárias através do uso de laserterapia, técnica que auxilia no alívio da dor, reparação dos tecidos, e contribui para que as mamães sigam amamentando os pequenos.

Os atendimentos acontecem em cinco unidades de saúde da cidade – Júlio de Azevedo; Lauro Muller; Alfredo Levandoski; Luiz Conrado Mansani e Ambrósio Bricailo – através do encaminhamento feito pelas unidades de Saúde do município.

Entre os casos atendidos está o de Renata Nogueira, mãe do pequeno Augusto, de 03 meses. Ela conta que sofria com as dores causadas pela amamentação até iniciar o tratamento na unidade Luiz Conrado Mansani, em Uvaranas.

“Após sair da maternidade e ir para casa, começaram algumas dificuldades. Acabou machucando o peito e lembrei que no pré-natal me orientaram sobre a laserterapia. Entrei em contato com a unidade de saúde e comecei o tratamento quando ele tinha 11 dias, vindo por cerca de três semanas para as sessões de laserterapia. Aqui eles me auxiliaram em várias questões: na pega correta, sobre o fluxo de leite, até que eu fui liberada porque estava [com a mama] bem cicatrizada e desde então tem sido bem tranquilo”, declara.

De acordo com a enfermeira da linha Materno Infantil da Fundação Municipal de Saúde, Manon Callaça, o aleitamento materno é de extrema importância para o aumentar o vínculo afetivo e para a saúde do binômio mãe-bebê. “A amamentação tem um impacto positivo na saúde dos pequenos pois, além de conter todos os nutrientes necessários, também carrega anticorpos que auxiliam na imunidade. Por isso, nossas equipes nas unidades de saúde promovem a constante orientação das mamães as quais serão reforçadas durante o mês de agosto, quando é celebrado o Agosto Dourado”, finaliza.