Grande Curitiba

Mais de mil vagas de emprego serão ofertadas na Semana Municipal de Qualificação

Programação do evento prevê a oferta de cursos, realização de palestras e orientações gerais sobre o mercado de trabalho
8 de agosto de 2022 às 11:18

COM ASSESSORIAS – Nessa semana, a Prefeitura de Ponta Grossa realiza a segunda edição da Semana Municipal de Qualificação Profissional. Entre os dias 8 e 12 de agosto, mais de 1 mil oportunidades de emprego serão ofertadas, na Estação Saudade. Além disso, no local, haverá a oferta de mais de 100 vagas em cursos de capacitação profissional.

“Ponta Grossa vive um momento de muito desenvolvimento, o que reflete na geração de empregos. No entanto, muitas vagas acabam por não serem preenchidas pela falta de qualificação dos interessados. Devido a isso, o evento vem ao encontro desta necessidade tanto por parte do trabalhador, quanto das empresas”, disse o prefeito em exercício Daniel Milla Fraccaro.

A ação é promovida pela Secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, buscando ampliar o acesso da população aos serviços de qualificação e intermediação de mão de obra prestada pelo Município. Na iniciativa, servidores municipais farão orientação sobre cursos, primeiro emprego e recolocação no mercado de trabalho. “Além das vagas de emprego, cursos e orientações gerais, a Semana de Qualificação Profissional terá inscrições para o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) por meio do SESI. As oportunidades disponibilizadas para o EJA são tanto para o Ensino Fundamental como para o Ensino Médio”, disse Nilton Gomes, secretário interino de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional.

“Também iremos oferecer testes vocacionais, pensando nos estudantes que estão em fase de conclusão do Ensino Médio. Cursos técnicos nas áreas de panificação, confeitos, confecção e mecânica de motos também serão ofertados no evento”, conta Gomes.

Programação

A abertura do evento acontece na segunda-feira (08) às 19h, no Centro de Cultura de Ponta Grossa. A cerimônia terá uma palestra do empresário com o empresário Oséias Gomes, gestor, consultor empresarial e fundador da empresa Odonto Excellence. “Entre terça (09) e sexta-feira (12), das 8h30 às 16h30, as instituições de ensino superior farão palestras sobre questões inerentes ao mercado de trabalho e qualificação. Nesse período, os trabalhos presenciais da Agência do Trabalhador serão transferidos para o evento, na Estação Saudade”, explica o secretário interino.

A 2ª Semana de Qualificação Profissional é realizada pela Prefeitura de Ponta Grossa, por meio da Agência do Trabalhador, vinculada à Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional. Também participam da ação o Conselho Municipal do Trabalho, Emprego e Renda e o Projeto Quali&Tec, juntamente com mais de 20 instituições de Ensino Superior e Técnico de Ponta Grossa.