Grande Curitiba

Prefeitura de PG gradua servidores no Programa de Liderança Inovadora

22 de setembro de 2022 às 11:29

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Ponta Grossa graduou 75 servidores que participaram de capacitação do Programa de Liderança Inovadora de Ponta Grossa, que envolveu todas as secretarias municipais. Promovido pela prefeitura de Ponta Grossa, com coordenação da Agência de Inovação e Desenvolvimento, em parceria com a Secretaria de Administração e Recursos Humanos, a capacitação durou mais de 60 horas. “São servidores que querem pensar e contribuir com a nossa população. O curso, além de melhorar a vida de quem o faz, proporcionando novos conhecimentos e incentivando para a inovação, também vai trazer benefícios para aqueles a quem servimos, que é a população, o foco de todo o nosso trabalho, com serviços e atendimento de maior qualidade”, frisa a prefeita Elizabeth Schmidt. A solenidade de graduação aconteceu na Biblioteca Pública Municipal na tarde de quarta-feira (21).

O programa foi desenvolvido com objetivo de fomentar a cultura de inovação nos servidores públicos através de ações que desenvolvam o capital humano proporcionando melhoria nos processos, produtos e serviços públicos. “É um tempo em que vamos quebrar barreiras para construir uma cidade cada vez mais com essência inovadora e criativa”, destaca a presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento, Tônia Mansani, ressaltando que a intenção para o próximo ano é realizar mais três cursos de formação pelo programa. “Estar constantemente atualizado e adquirir novos conhecimentos se tornou algo inevitável para a nossa sociedade. E, neste sentido, o Município vem incentivando e proporcionando a capacitação dos profissionais, com o objetivo de oportunizar o crescimento e valorização do profissional impactando diretamente na prestação de serviço, engajamento da equipe e otimização do sistema público”, expõe a secretária municipal de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek.

Nos encontros, foi disseminada a cultura da inovação, mobilizando para o envolvimento e colaboração dos servidores, possibilitando assim a criação de inovações internas e a valorização das soluções geradas pelos próprios servidores, possibilitando a modernização dos processos, e, por consequência, do governo municipal. Ana Flávia Bobato, servidora da Secretaria Municipal de Educação, onde atua no projeto de Língua Estrangeira, foi uma das participantes do curso. “Foi uma oportunidade excelente, porque a gente tende a ficar reativo diante de problemas e no curso a gente teve oportunidade de ver os problemas como uma forma de poder apresentar soluções criativas. A capacitação despertou a capacidade criativa que a gente tem e às vezes está adormecida”, frisa. Ela também destaca o sentimento de valorização do seu trabalho ao ser convidada a participar da capacitação. “É muito interessante quando a própria prefeitura nos incentiva a fazer coisas novas, colocando esta marca de inovação no nosso trabalho para transformar a cidade e, mais especificamente no meu caso, para levar uma educação de qualidade, com novas perspectivas para as crianças que, afinal, serão os futuros agentes de inovação”, destaca.

A capacitação faz parte do eixo Educação Empreendedora e Integração e Cooperação do Vale dos Trilhos e foi inédita na gestão pública municipal.