Grande Curitiba

Desfile das escolas de samba acontece neste sábado em Ponta Grossa

17 de fevereiro de 2023 às 14:30

COM ASSESSORIAS – Acontece neste sábado (18), a partir das 20 horas, o desfile de escolas de samba do ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’. O evento, nesta edição, acontece na Rua Benjamin Constant, próximo ao Parque Ambiental, onde será desenvolvida quase toda a programação carnavalesca da cidade.

O desfile das escolas de samba é um dos eventos mais tradicionais do carnaval ponta-grossense e costuma atrair sempre grande público, que vem de todos os pontos da cidade para prestigiar e apoiar as agremiações. Ao longo de décadas, desde o século passado, muitas escolas de samba, com suas baterias, passistas e alas colorindo e animando a festa, são um destaque a parte do Carnaval.

“O desfile é um dos momentos mais importantes do nosso carnaval, pois é uma tradição de muitos anos e agora acontece em um momento muito especial, pois retorna depois de dois anos em que as escolas foram impedidas de sair por conta da pandemia de Covid-19”, explica o secretário municipal de Cultura, Alberto Portugal.

Neste ano, quatro escolas vão participar: Cidade de Olarias, Baixada Princesina, Ases da Vila e Estopim da Fiel. Veja abaixo um pouco de cada uma delas.

ASES DA VILA

A ‘Associação Recreativa Ases da Vila’ foi fundada em 1997 por Rogério Domingos Santos Silva, na Vila Clóris, bairro de Uvaranas. De acordo com Silvana Aparecida Gomes da Silva, que é presidente e também carnavalesca da escola, neste ano a Ases vai homenagear a cidade em seu aniversário de 200 anos. O samba enredo leva simplesmente o nome de “Ponta Grossa”.

Silvana adianta detalhes do desfile da Ases da Vila. A escola vai trazer 80 componentes, divididos entre a bateria e as alas. Inclusive, na ala das baianas, contará com a baiana mais idosa do Carnaval, Carmelina Leite, de 96 anos. Haverá uma ‘ala das meninas’, homenageando as riquezas e a alegria da cidade, e uma ‘ala dos meninos’, que vai destacar a Vila Velha.

A escola está esperando por um bom público no desfile, que possa contagiar a Ases e ser contagiado por ela. “A expectativa do povo é maior que a nossa. Vamos ter que arregaçar as mangas para fazer um bom trabalho”, destaca Silvana.

BAIXADA PRINCESINA

O ‘Clube Escola de Samba Baixada Princesina’ foi fundado há mais de 40 anos, em 12 de outubro de 1982, na rua São José, no bairro de Uvaranas, por Luiz Carlos Araújo, mais conhecido como Luizão que, infelizmente, faleceu no dia 26 de janeiro, poucos dias antes de ver sua escola voltar para a avenida, de onde ficou afastada por conta da pandemia de Covid-19.

Luiz Felipe Ferreira Araújo, seu filho, conta que Luizão estava “muito feliz e alegre por ver que a escola ia sair com o tema onde ele escolheu: Brilho e Magia”. Mas não deu tempo, faleceu antes de desfilar. Apesar de triste e perdido, Luiz Felipe resolveu homenagear seu pai e agora vai continuar o seu legado. “Então, esse ano, apenas homenagearemos o Luizão e sairemos com a porta-bandeira Amanda Caroline, mestre-sala Luiz Felipe e com uma faixa homenageando ele, com a escola logo atrás”, explica.

Luizão montou a Baixada Princesina “com ajuda do Márcio seu amigo e companheiro de carnaval”, conta Luiz Felipe. O primeiro enredo foi feito pelo multiartista Flávio Fanucchi, ganhando seu primeiro título em 1985. Durante todos esses anos, a escola lutou com muita dificuldade mas conseguiu se manter sempre ativa, com apoio e envolvimento dos participantes, apaixonados pela escola.

ESTOPIM DA FIEL

A ‘Estopim da Fiel Torcida’ está sediada em Diadema-SP, tem 12 subsedes pelo país e um ponto de encontro, aqui em Ponta Grossa. É formada por torcedores do Sport Clube Corinthians Paulista. As atividades iniciaram aqui na cidade em 2014. De lá para cá, segundo Emanuel Luís, mais conhecido como ‘Nego Maé’, líder da escola, várias atividades sociais e culturais movimentam o grupo, incluindo o desfile de Carnaval.

A história da Estopim da Fiel começa em 1976, segundo Nego Maé. Na época aconteceu a invasão de torcedores corintianos ao Maracanã para acompanhar uma partida contra o Fluminense. Romualdo Francisco dos Santos, que estava no jogo, decidiu criar uma torcida organizada em Diadema. Foi, então, escolhido o nome que permanece até hoje.

Em 1988 a Estopim da Fiel tornou-se Bloco Carnavalesco em Diadema. Em 1995 passou à categoria de Escola de Samba, sempre defendendo as cores preta e branca e representando o Corinthians na Passarela do Samba na Cidade. Também em Ponta Grossa, segundo o líder, Emanuel Luís, o tema será sempre o mesmo: ‘corintianismo’

CIDADE DE OLARIAS

A Escola de Samba Cidade de Olarias é uma das mais jovens do carnaval ponta-grossense. Foi fundada em maio de 2017 e fez o seu primeiro desfile no ano seguinte (2018). Apesar de ainda bastante jovem, a escola está ligada aos aspectos mais tradicionais do carnaval, já que Olarias é o berço dessas festividades na cidade. Seu presidente, Anderson Pedroso, conta que eles estão sediados na Rua Paraíba, local onde nasceram as duas primeiras escolas de samba de Ponta Grossa.

Pela origem, a ‘Cidade de Olarias’ herda toda tradição do bairro em carnavais. Anderson Pedroso, além de presidente é o carnavalesco e desenvolve todo o trabalho que será levado para a Benjamin Constant junto com o diretor de Carnaval, Cláudio Pereira e toda a equipe da escola. “Este ano em especial, trazemos pra avenida uma pequena mostra de muita alegria do que foi o Carnaval na antiguidade, chegando ao glamour das grandes fantasias”, explica o Anderson Pedroso.

CARNAVAL 2023

Com o tema ‘Carnaval de Ponta Grossa: 200 anos de alegria e samba no pé’ (alusivo aos 200 anos do Município), a festa contará com desfiles de blocos, de escolas de samba, do tradicional Corso, matinês infantil e da terceira idade, baile e Concurso de Fantasias e da Rainha do Carnaval. A promoção é da Prefeitura de Ponta Grossa, através da Secretaria Municipal de Cultura. Toda programação acontece nas ruas centrais e Parque Ambiental.