Grande Curitiba

Programa Vida Nova vai dar assistência a servidores públicos dependentes químicos

23 de fevereiro de 2023 às 15:43

COM ASSESSORIAS – A prefeita Elizabeth Schmidt assinou nesta quinta-feira (23), o decreto que cria o programa Vida Nova. O programa visa a recuperação de servidores públicos municipais dependentes de álcool e drogas. O projeto, que foi desenvolvido pela Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, terá a parceria da Fundação Municipal da Saúde, através do CAPS AD, além de outras secretarias.

De acordo com a prefeita Elizabeth Schmidt, o objetivo do programa é assegurar não só o tratamento de servidores em situação de dependência química, mas também dar assistência aos seus familiares. “Hoje estamos dando um importante passo no sentido de transformar vidas, oferecendo uma nova oportunidade a quem vive o drama do álcool e das drogas. Se pudermos salvar uma vida, atender uma família, já valeu a pena”, disse.

A prefeita lembrou que o programa Vida Nova fez parte do seu programa de governo, e, portanto, era uma meta da sua administração. Ela ressaltou que a questão das drogas e do álcool é um problema grave, que deixa marcas e traumas nas famílias e na sociedade em geral.

Para a secretária de Administração e Recursos Humanos, Cliciane Garczarek, que trabalhou na elaboração da medida, o programa Vida Nova demonstra a preocupação da administração com o servidor público. Ela explicou que ao aderir ao programa, o trabalhador será avaliado, terá um ajuste na jornada de trabalho, caso seja preciso, e receberá o apoio necessário. “Nosso objetivo é recuperar a condição física, mental e profissional, contribuindo para o bem estar do próprio servidor e da sua família.”, afirmou a secretária, ao lembrar que o dia 20 de fevereiro é reconhecido como o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo.

A presidente da Fundação Municipal da Saúde, Juliane Dorosxi destacou a união de esforços, com envolvimento de várias secretarias municipais, fortalecendo o trabalho. “O servidor só tem a ganhar com essa iniciativa. Temos a certeza que vamos conquistar grandes resultados com esse trabalho, transformando vidas e famílias”, disse Juliane.

A secretária da Família e presidente da FASPG, Tatyana Denise Belo, ressaltou que o atendimento a servidores dependentes químicos sempre foi uma preocupação, enquanto assistente social e servidora municipal. “É importante nós termos essa sensibilidade, porque trata-se de um problema que atinge a todos”, afirmou.

O presidente do Sindiserv, Luis Eduardo Pleis, enalteceu a iniciativa da administração municipal. Ele lembrou que a dependência química é um problema mundial de saúde pública, e que não pode ser ignorado. “Ficamos muito felizes com a criação desse programa, porque vemos nele uma chance do servidor se recuperar”, finalizou.