Grande Curitiba

Enxame de abelhas é retirado de árvore na Praça Getúlio Vargas

O local havia sido isolado pela prefeitura por medida de segurança, pois a colmeia representava risco para crianças e frequentadores da praça
8 de março de 2023 às 17:32

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Ponta Grossa, através da secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com a Associação dos Apicultores dos Campos Gerais, fez a retirada na noite desta terça-feira (07), de um enxame de abelhas na Praça Getúlio Vargas.

A colmeia estava fixada no interior do tronco de uma árvore, que caiu nos últimos dias devido a um forte temporal. Toda a ação foi executada por apicultores que integram a associação, e teve o acompanhamento de uma equipe do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa.

De acordo com Augusto Rotta, integrante da Associação dos Apicultores dos Campos Gerais, a retirada das abelhas requer muita cautela e precisa ser feito por pessoas especializadas, caso contrário, há o risco de acidentes graves. Apicultor há mais de 30 anos, Augusto explica ainda que o trabalho é feito com todo o cuidado, no sentido de retirar a colmeia, preservando a vida das abelhas. “Após a remoção, as abelhas são colocadas em uma caixa de apicultura e realocadas para uma propriedade rural”, afirmou.

Participaram da ação também, o apicultor Marcos Lima, o Subtenente Pereira, o 2º Sargento Oziel e o Soldado Juliano, do 2º Grupamento de Bombeiros – unidade Nova Rússia. O presidente da Associação dos Apicultores, Ebhard Husch Júnior, também deu apoio à operação.