Grande Curitiba

Prótese mamária de recuperação rápida traz bem-estar aos pacientes

Saiba como a técnica funciona e as diferença da cirurgia tradicional
15 de março de 2023 às 09:27

COM ASSESSORIAS – O implante mamário é uma das cirurgias mais buscadas no Brasil, isso porque o procedimento tem um valor emocional muito grande para mulheres que desejam melhorar o bem-estar físico e emocional com relação ao seus corpos, aumentando a autoconfiança e a autoestima. Com a ajuda da tecnologia, este procedimento tão buscado pode hoje ser realizado de forma mais rápida e com uma recuperação ainda mais eficaz.

Para o médico especialista em cirurgia plástica, Bruno Legnani, a expectativa de passar por semanas de recuperação muitas vezes é vista como um obstáculo para a maioria dos pacientes, que contam com agendas cheias e não podem ficar muito tempo sem se movimentar. “A implantação de prótese de silicone evolui muito, com o objetivo de reduzir o período pós-cirúrgico e deixar menos complicada a recuperação. Hoje uma técnica muito usada é a prótese de recuperação rápida, onde, por meio de uma cirurgia mais rápida, a paciente já consegue movimentar os braços em cerca de 90 minutos após o procedimento. Essa é uma verdadeira evolução da técnica tradicional”, afirma o médico.

Esse tipo de cirurgia se caracteriza por unir uma série de procedimentos tecnológicos que possibilitam a recuperação das pacientes em menos de 24 horas após o procedimento de implante de silicone, usando para isso a técnica Dual Plane, onde a parte superior da prótese fica por baixo do músculo peitoral e a parte inferior fica em baixo da glândula mamária. “Esse tipo de técnica segue protocolos rígidos seja no pré, no intra ou no pós-operatório. Além disso, a técnica conta com um agrupamento de avanços de outras tecnologias tradicionais como a anestesia antes do corte, a cauterização usada para criar a bolsa do implante e a fisioterapia feita logo após o procedimento. É uma padronização de procedimentos que possibilita o retorno quase imediato das atividades de rotina, exceto atividades físicas intensas”, explica o médico.

Método tradicional x método com protocolo de recuperação rápida

O principal fator que diferencia os procedimentos é a técnica cirúrgica usada, o método anestésico e os protocolos de cuidados intensos. “Enquanto que a cirurgia tradicional usa métodos mais invasivos, na cirurgia de recuperação rápida é usada uma anestesia mais moderna, chamada de sedação consciente, onde não há anestesia geral. Além disso, os cuidados intraoperatórios incluem um alongamento da musculatura peitoral, o que reduz a dor e melhora a elasticidade da região, possibilitando o rápido retorno às atividades. Este método pode ser usado em todos os casos cirúrgicos de implantes mamários, desde que sejam feitos embaixo do músculo”.

Segundo Bruno, a técnica Dual Plane é também mais segura pois tem capacidade de manter a forma e a posição da prótese, diferente da técnica tradicional (acima do músculo) que tende a se deslocar com mais facilidade e perder o formato ao longo dos anos. “Nosso objetivo é melhorar a qualidade de vida e gerar uma recuperação mais rápida, trazendo menos trauma cirúrgico para a área operada, e hoje, com o auxílio das tecnologias, isso já é possível”, finaliza.

Diferenças entre as técnicas:

Recuperação tradicional
Até 30 dias para voltar às atividades de rotina
Dores são mais comuns.
Prescrição de medicamentos fortes para controlar o desconforto.
Indicado não mover os braços por até 30 dias
Não pode dirigir por até 30 dias
Recuperação rápida
Retorno a rotina em menos de 24 horas
Dores leves
Prescrição de apenas analgésicos por curto período
Levantar os braços antes de sair do hospital como parte da recuperação
Liberada para dirigir em 24 horas
Em 15 dias os exercícios físicos leves estão permitidos
Raramente são usados drenos
Resultado consistente com o passar dos anos